CÂMPUS PARANAVAÍ FAZ ABERTURA DO PROGRAMA MULHERES MIL – Campus Paranavaí

CÂMPUS PARANAVAÍ FAZ ABERTURA DO PROGRAMA MULHERES MIL

Na última quinta-feira, 15 de dezembro, foi realizada, no Câmpus de Paranavaí, a abertura do Programa Mulheres Mil: “Mulheres em ação: novos caminhos rumo à cidadania”. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal e faz parte do Plano Brasil sem Miséria. Das quatorze unidades do Instituto Federal do Paraná, cinco foram contempladas pelo encaminhamento de propostas que visassem ao alcance dos objetivos do programa.

A ação é exclusivamente direcionada a mulheres de baixa renda, com o intuito de diminuir a desigualdade social e de gênero, elevar o grau de escolaridade, bem como promover uma formação profissional proporcionando a melhoria da qualidade de vida das mulheres atendidas e de suas famílias. ,Embora o evento ainda não tenha sido o lançamento oficial do Programa, a abertura visou a integração das mulheres matriculadas, o estreitamento de laços com o IFPR e o fornecimento de informações básicas sobre os cursos que serão ofertados. O Diretor Geral do Câmpus Paranavaí, professor José Barbosa Dias Júnior, deu início ao evento, que contou com a presença das gestoras do Programa, Suellen Jensen e Renata de Souza Panarari Antunes, além de toda a equipe docente e administrativa do IFPR. Contou ainda com a presença da Coordenadora da EJA no NRE Paranavaí, Dalva Maria Bertola Buti, que forneceu as informações necessárias sobre a elevação do grau de escolaridade, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Um total de cem mulheres será atendido, com o direito de auxílio transporte e uma bolsa de incentivo mensal, durante o desenvolvimento do curso. De acordo com pesquisa realizada com as próprias mulheres, serão ofertados dois cursos: Auxiliar de Cozinha e Costureira, nos períodos matutino e vespertino, respectivamente. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro de 2012, às terças e quintas-feiras. As disciplinas básicas serão ofertadas no Câmpus do IFPR em Paranavaí e as aulas práticas contarão com o apoio de parceiros. Dentre as parcerias que possibilitarão assistência ao programa estão a prefeitura do munícipio de Paranavaí, a Secretaria Municipal de Educação, os CRAS, a Secretaria de Saúde, o Núcleo Regional de Educação, o PROVOPAR, entre outras a serem seladas.