Campus Paranavaí realizou diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – Campus Paranavaí

Meio Ambiente

Dia 5 de junho de 2022 foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em alusão a esse dia, um conjunto de ações permeadas pelo tema “Meio Ambiente, nossa casa comum. O que você está fazendo com ele?” foram realizadas no IFPR Paranavaí no dia 8 de junho.

As ações consistiram em:

– Exposição e oficina de objetos artesanais feitos com pneus descartados, realizados pelo talentoso artesão Paulo Roberto Lima, pai de nossos alunos Éber e Ester.

– Exposição de painéis interativos, ação coordenada pelo professor de Química Alexandre, intitulada “Química interativa: agroquímicos”, onde os alunos foram convidados a interagir escrevendo suas impressões e conhecimento. Os painéis continham moléculas de agrotóxicos e traziam um QR code que direcionava para um vídeo explicativo da atividade.

– Intervalo cultural com atividades coordenadas pela professora de Artes Ester. O intervalo contou com uma apresentação do Rap Natureza de autoria dos alunos do 1° ano do curso técnico em agroindústria, apresentação de batucada com instrumentos feitos de materiais recicláveis pelos alunos dos 1° anos dos cursos técnico em mecatrônica e informática, e apresentação de vídeo com fotografias tiradas pelos alunos do IFPR, expondo crimes ambientais de Paranavaí e Região.

– Instalação artística no Labien – Laboratório Inter e Multidisciplinar de Ensino, idealizada pela professora Ana Maria Denardi. O objetivo da instalação foi proporcionar uma experiência sensorial que incomodasse e provocasse aos espectadores uma reflexão sobre suas ações com o meio ambiente. Para tanto, foi promovido um ambiente escuro com projeções de quatro vídeos, simultâneos, com imagens e sons de crimes ambientais no Brasil, e para dar o tom de realidade foram espalhados lixos recicláveis no local, além de chorume para exalar odor de lixo orgânico fermentado. Ao sair da instalação, os espectadores foram convidados a exprimir em um painel seus sentimentos em uma única palavra.

As ações promovidas nesta semana tiveram o intuito de não apenas lembrar e exaltar o meio ambiente, mas de promover uma reflexão sobre nossas ações sobre o mesmo, de chamar a atenção para as responsabilidades individuais, de tirar a imagem de que é o outro que polui, pois, enquanto for o outro o problema não é meu.

Texto e fotos: Comissão Organizadora