Campus Paranavaí se destaca na V Ficiencias – Campus Paranavaí

Campus Paranavaí se destaca na V Ficiencias

O Campus Paranavaí participou da V Edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (V Ficiencias), que aconteceu de 08 a 11 de novembro no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde cerca de 400 alunos do Brasil, Paraguai e Argentina expuseram seus trabalhos.

Ao todo, o Campus Paranavaí apresentou 9 projetos no Ficiencias, dentre os quais 7 foram premiados:

– Suco de laranja com lactobacilos vivos, vitamina C e fibra natural da chicória. Alunos: Emanoele de Oliveira dos Santos, Dairane Gabriela Leite da Silva e Mateus Volante Lopes. Orientadora: Tatiana Colombo Pimentel, Co-orientador: Carlos Eduardo Barão.
Premiação: Um dos melhores trabalhos na Área de Ciências da Saúde

– Sorvete de arroz com sabor de frutas: opção para intolerantes a lactose, alérgicos ao leite, com colesterol alto ou vegetarianos. Alunos: Damarys de Souza Vergílio e Gabriela Santinone, Orientadora: Tatiana Colombo Pimentel, Co-orientador: Suellen Jensen Klososki.
Premiação: Um dos melhores trabalhos na Área de Ciências da Saúde

– Elaboração de azeite de uva pigmentado com substâncias naturais extraídas de resíduos agroindustriais. Alunos: Giovanna de Mello e Jéssica de Oliveira da Silva. Orientadora: Aline Finger, Co-orientadora: Renata de Souza Panarari Antunes.
Premiação: Destaque na Temática: Indústria

– Conservação de laranjas por meio de emprego de película de amido ácido modificado. Alunos: Pedro Augusto Pitta da Silva, Natália Montina da Silva e Thales Henrique de Oliveira. Orientadora: Suellen Jensen Klososki, Co-orientadora: Tatiana Colombo Pimentel.
Premiação: – Destaque na Temática: Alimentação

– Iogurte de arroz orgânico: aproveitamento de subproduto da indústria arrozeira. Alunos: Bianca Pazinato, Eloísa Oliveira Benedetti e Eduardo de Abreu Drojinski. Orientadora: Tatiana Colombo Pimentel, Co-orientadora: Suellen Jensen Klososki.
Premiação: Credenciais para participação na Febrace 2017

– Automático de temperatura e vazão de água. Alunos: Brenner Bressan, Eli Matheus e Pedro Henrique. Orientador: Thiago Tonon, Co-orientador: Edno Gentilho Jr.
Premiação: Destaque na Temática Educação

– Análise da Qualidade de Energia em gerador de indução trifásico. Alunos: Juliana Pitta, Vinícius Silva, Marcus Vinícius. Orientador: Júlio Estéfano.
Premiação: Destaque na Temática Energias

– O processo de ensino e aprendizagem de botânica utilizando ambiente virtual com estruturas modeladas em 3d. Alunos: Larissa Paschoalin, Gabrielle Tino e Italo Gavassi. Orientadora: Késsia Rita da Costa Marchi.

– Recuperação e estudo da incorporação de biomassa residual de vinícolas em barra de cereal sem glúten. Aluna: Isabella Coelho. Orientadora: Aline Finger, Co-orientadora: Renata de Souza Panarari Antunes.

Sobre a Ficiencias

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) é realizada por meio de parcerias entre o Parque Tecnológico Itaipu; Itaipu Binacional; Fundação Araucária; Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR) e outras instituições. Ao todo foram 140 trabalhos em exposição divididos nas temáticas: Sociedade, Urbanidade, Saúde, Alimentação, Indústria, Natureza e Energias.

Delegação do Campus Paranavaí - V Ficiencias

Delegação do Campus Paranavaí – V Ficiencias