Diretor do Câmpus tem reunião com o prefeito a fim de solucionar problemas de transporte dos alunos – Campus Paranavaí

Na terça-feira (19/05), o professor José Barbosa Dias Junior, Diretor-Geral do IFPR – Paranavaí, esteve em audiência com o prefeito Rogério Lorenzetti, em seu gabinete. Entre os assuntos discutidos estão:

Melhorias no transporte dos alunos para o Câmpus, que é realizado pela Viação Cidade Paranavaí – VCP, e não vem atendendo às solicitações que foram realizadas desde 2014: aumento no número de ônibus e de horários; organização dos horários de saída do terminal para que os alunos não percam o início das aulas, como acontece constantemente com atrasos superiores a 20 minutos, conforme Ofício nº 40/2015 que foi protocolado no gabinete do prefeito. Um pouco do histórico destas solicitações foram lembradas:

• Realização de várias solicitações junto à empresa desde 2014, conforme ofícios nº 02, 17 e 39/2014, que não foram atendidas. Entre as estratégias para buscar soluções para este grave problema, a gestão do câmpus convidou o gerente da VCP, o Sr. Rogério Faria, a câmara de vereadores, e representantes da prefeitura, para visitas e reuniões que aconteceram ao longo de 2014 nas dependências do Câmpus;
  • A última reunião referente a este tema ocorreu no gabinete do prefeito por solicitação da Direção do Câmpus no início de 2015, e contou com as presenças: do prefeito, da Secretária de Educação do Município, Srª Aparecida Silveira Gonçalves, o representante dos usuários de transporte urbano do município e o Diretor-Geral do Câmpus. Nesta ocasião a empresa pediu prazo até abril para realizar as melhorias, porém, as demandas mais uma vez não foram atendidas com a alegação de aumento dos custos e falta de inclusão pela prefeitura de uma linha específica para o atendimento do Jardim Oásis.

A respeito dessa situação, o prefeito assumiu o compromisso de buscar uma solução, colocando o Chefe de Gabinete da Prefeitura, para acompanhar pessoalmente esta questão, que acontece há muito tempo e precisa ser sanada definitivamente, para que os alunos tenham um transporte de qualidade e que atenda os horários das aulas, sem prejuízos.

Outros assuntos abordados foram o desenvolvimento do Câmpus e a eleição para reitor e diretores que ocorreram no IFPR. Em relação à política de desenvolvimento desta gestão, eleita para os próximos quatro anos, está a busca pelo aumento no quadro de servidores, que terá início com a abertura de um novo concurso público, a ser realizado em julho conforme Edital nº 12/2015, para contração de 07 (sete) professores, e também os projetos que estão em elaboração, como a abertura de novos cursos e os primeiros programas de pós-graduação.

Segundo Barbosa, a construção da quadra poliesportiva que estava prevista para o primeiro semestre desde ano terá que ser adiada em razão de atrasos no repasse de recursos pelo Governo Federal.

Atualmente, cerca de 500 alunos estão matriculados no Câmpus de Paranavaí, que oferece seis cursos, sendo dois superiores. A previsão é que outras 240 vagas sejam abertas no segundo semestre, totalizando mais de 700 estudantes.

O prefeito agradeceu a visita do diretor para informar sobre o andamento dos projetos da instituição e enfatizou a importância do instituto, que oferece cursos de qualidade que contribuem para a formação e qualificação da mão de obra local. “O Instituto é um instrumento muito importante para a qualificação da nossa mão de obra e, consequentemente, para o desenvolvimento da nossa cidade”, frisou o prefeito.