Docentes do Campus Paranavaí tem projetos de extensão contemplados no edital Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial N° 001/2024 – Parque Tecnológico ITAIPU (PTI) – Campus Paranavaí

PROJETOS

4 projetos submetidos por docentes do campus Paranavaí ao edital Edital Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial N° 001/2024 – Parque Tecnológico ITAIPU (PTI) foram contemplados com bolsas para estudante e docentes além de materiais para execução dos projetos. O edital, lançado em maio de 2024, tem como principal objetivo fortalecer a relação entre as Universidades e os Institutos Federais com a sociedade por meio de projetos com foco principal nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Destaca-se também a contribuição para o fortalecimento da curricularização da extensão no Ensino Superior, bem como, a promoção e consolidação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável dos arranjos produtivos locais. O IFPR teve 24 projetos aprovados e contemplados, sendo 4 deles do campus Paranavaí, conforme citados a seguir:

• AQUA: Ambiente de Química Ambiental, coordenado pelo prof. Me Alexandre da Silva Avincola.
  • Energias renováveis: uma realidade possível, coordenado pela profa. Dra. Renata de Souza Panarari.
  • Do campo a mesa: Extensão Universitária para fortalecer a Sustentabilidade Ambiental, Econômica, Social e Higiênico-Sanitária de Leite e Queijo da Agricultura Familiar no Noroeste do Paraná, coordenado pelo prof. Dr. Fernando Sanches de Lima.
  • Extensão Universitária Conectando Setores Produtivos do Noroeste do Paranaense: produção de bandejas sustentáveis de ovos a partir de resíduos das indústrias processadoras de laranjas, coordenado pela profa. Dra. Vanessa Aparecida Marcolino Pitarelli.

Os trabalhos foram contemplados com bolsas para estudantes e coordenadores dos projetos, bem como, materiais necessários para o desenvolvimento das atividades. Ao todo foram mais de 15 bolsas para estudantes de ensino superior com vigência de 12 meses e valor de 700,00 reais, além de diárias e notebooks. Importante destacar que os projetos do campus concorreram com mais de 600 propostas submetidas por 16 instituições de públicas de ensino, incluindo universidades.

Parabenizamos aos professores contemplados e enaltecemos o compromisso do IFPR campus Paranavaí com o ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento sustentável de Paranavaí e região.

Mais informações sobre os projetos contemplados podem ser adquiridas CLICANDO AQUI