Equipe do IFPR – Campus Paranavaí conquista a vitória na final da Startup Garage em Paranavaí – Campus Paranavaí

No dia 26 de outubro, alunos do IFPR – Campus Paranavaí foram vencedores juntamente com outra equipe, de uma acirrada competição, envolvendo startups do município e da região de Paranavaí.

O Startup Garage é uma iniciativa da UNIFATECIE e SEBRAE/PR de treinamento e desenvolvimento de startups, com mentorias durante o ano. O objetivo do projeto é amadurecer uma ideia de negócio, e dar ferramentas para que eles tenham condições de desenhar melhor o negócio, e seguir em frente para alcançar o mercado. Iniciou com 10 equipes e no final, houveram duas equipes vencedoras, sendo que uma delas foi do IFPR – Campus Paranavaí.

A Startup criada pelos alunos de Engenharia Elétrica, Gustavo Alda Biscola e Matheus Fellipe da Silva Lima, sob orientação do Prof. Ms. Gilson Maekawa Kanashiro, consiste num cocho automatizado que permite que toda quantidade de alimento seja colocada de uma vez e a força mecânica de alimentação do próprio bovino vai empurrando o cocho e liberando mais ração. È um projeto que pode beneficiar diferentes tipos de produtores, do pequeno ao grande.

“Em geral, grandes e médios investidores já usufruem das tecnologias de automação. Porém, percebemos que muitos pequenos produtores carecem dessa tecnologia em suas propriedades” – diz o Prof. Gilson, um dos orientadores do projeto. Segundo Gustavo, um fato que “verificamos é que, atualmente, o mercado de cochos automatizados é suprido por empresas estrangeiras, o que dificulta as manutenções posteriores nos produtos instalados por eles, sendo então um título de pesquisa novo a ser estudado em território nacional. O projeto tem a função de facilitar os trabalhos no campo. É um sistema embarcado que tem a disponibilidade de fazer seu controle, tanto de forma automatizada quanto de forma manual. O foco também é melhorar a alimentação animal no campo, dispensando tempo e esforços desnecessários”.