Estudantes do IFPR – Campus Paranavaí participam de visita orientada à cidade de Curitiba – Campus Paranavaí

Notícias

Estudantes do IFPR – Campus Paranavaí participam de visita orientada à cidade de Curitiba

Publicado em

Copiado!

Por Lucas de Melo Andrade, Felipe Augusto Moreira Bonifácio, Rosemeire Carvalho da Silva, Azuaite Aramis Schneider, Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcadell, Gláucia Soares Tolentino e Ricardo Toshiyuki Kato

Entre 07/12/2022 e 10/12/2022, 70 estudantes dos quartos anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Agroindústria, Informática e Mecatrônica) participaram da Visita orientada com finalidade educativa interdisciplinar à cidade de Curitiba/PR – 2022. A visita, que teve sua primeira edição em 2019 e também contou com a participação de 16 estudantes dos terceiros anos dos cursos já mencionados, foi coordenada pelos professores Felipe Augusto Moreira Bonifácio (Geografia), Lucas de Melo Andrade (História) e Rosemeire Carvalho da Silva (Agroindústria) e teve como guias os professores Azuaite Aramis Schneider (Matemática), Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcadell (Professora AEE), Gláucia Soares Tolentino (Biologia), Lucas de Melo Andrade, Ricardo Toshiyuki Kato (Mecatrônica) e Rosemeire Carvalho da Silva. 

A comissão organizadora composta pelos professores anteriormente citados foi motivada por uma perspectiva educacional que incorpora a interdisciplinaridade como elemento fundamental para a formação integral do estudante. Destaca-se que tal perspectiva encontra nítido respaldo nas normativas educacionais do IFPR e nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). De modo mais específico, os objetivos da visita orientada consistiram em: (i) promover a interdisciplinaridade por meio de contato direto com o espaço e a paisagem urbana da cidade de Curitiba-PR; (ii) reconhecer instalações da administração pública do Estado do Paraná; (iii) vivenciar locais de arte, cultura, ciência e tecnologia; (iv) conhecer a dinâmica e a produção urbana da capital do estado; (v) experienciar sociabilidades típicas da rotina universitária; (vi) reconhecer aspectos histórico-geográficos referentes à configuração do meio urbano. Logo, as localidades visitadas foram o Centro de Curitiba (Passeio Público, Praça Santos Andrade, Reitoria da UFPR e RU Central/UFPR), o Museu Oscar Niemeyer, a Fazenda Urbana, o Museu Egípcio, a UFPR – Jardim Botânico e o Jardim Botânico.  

Os organizadores agradecem, em especial, à Direção Geral, à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão e ao setor administrativo por terem viabilizado a visita com a utilização de recursos orçamentários do próprio Campus Paranavaí. Ações como esta demonstram como existe no Campus a efetiva preocupação de ampliar as visões de mundo de tantos estudantes que, por meio da educação, potencializam seus sonhos e legitimam a importância do IFPR como instituição inclusiva e socialmente transformadora.


Topo