IFPR – Campus Paranavaí participa de evento científico na área de informática na UEM – Campus Paranavaí

O Programa de Educação em Sistemas de Computação (PESC) do IFPR – Campus Paranavaí, coordenado pela Profa. Dra. Daniela Flôr com participação do Prof. Dr. Ayslan Trevizan Possebom e Prof. Dr. Eduardo Henrique Molina da Cruz, integra o MannaAcademy, que é um grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível, coordenado pela Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon , do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM.

No dia 02/12/2019, na UEM, foi realizado o Manna Day, cujo evento objetivou a apresentação dos resultados das pesquisas e estudos de 2019 e o planejamento das ações do Grupo Manna de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível, para o ano de 2020. A equipe de trabalho, denominada Manna Team, é liderada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM, Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

Além da equipe do IFPR, fazem parte do Manna Team pesquisadores de várias instituições de ensino superior (IES) localizadas no território paranaense, como Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A rede reúne ainda pesquisadores de IES de outros estados, tais como: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

Destaca-se que esse projeto da UEM disponibiliza bolsa de apoio técnico em extensão no país para a Profa. Dra. Daniela Flôr, professora do IFPR – Campus Paranavaí em pós-doutoramento no supracitado programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá. Além dessa, o grupo de pesquisa também destina três bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) para as alunas Carla Oliveira, Evelyn Francatto e Natani Cavalcante, todas do 2º ano do Curso Técnico em Informática do IFPR – Campus Paranavaí. Essas iniciativas demonstram estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de engenharias, computação e microeletrônica, sendo um dos projetos do grupo de pesquisa MannaAcademy.

Para maiores informações consulte o link: https://www.seti.pr.gov.br/…/UEM-reune-pesquisadores-da-prin…