IFPR – Campus Paranavaí recebe o selo ODS EDU – Campus Paranavaí

IFPR – Campus Paranavaí recebe o selo ODS EDU

Nesta quarta-feira (20), servidores, alunos e comunidade externa reuniram-se no IFPR – Campus Paranavaí para prestigiar a Solenidade de Certificação Simbólica do Selo Social ODS EDU. O Campus Paranavaí esteve presente na lista das 39 instituições de ensino brasileiras certificadas com o Selo Social ODS EDU, ciclo 2023. A certificação é uma iniciativa do Instituto Selo Social em parceria com a Universidade de Brasília que visa reconhecer às instituições de ensino que demonstram alinhamento das suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, contribuem para o alcance da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No IFPR – Campus Paranavaí, quinze projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, desenvolvidos por docentes, técnicos administrativos e estudantes, foram certificados, somando 34 impactos sociais ligados a nove Objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os projetos certificados foram:

– Simpagro: simpósio de agroindústria – Professora Tatiana Colombo Pimentel;

– Grupo de pesquisa em desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias –

Professora Tatiana Colombo Pimentel;

– Dignidade feminina: arrecadação de absorventes para os banheiros femininos das

alunas do IFPR – Professora Valeriê Cardoso Machado Inaba;

– Musicarte: transformando vida, Professora Ester Cristina Back Schulz;

– PodEducar em direitos humanos: espaço de interação e inclusão, Professora Ester

Cristina Back Schulz;

– Movimenta-beat: o hip-hop e suas múltiplas práticas de interação e inclusão,

Professora Ester Cristina Back Schulz;

– Transformações do Brasil contemporâneo, professor Josimar Priori;

– Clube de matemática: investigando processos de ensino e aprendizagem à luz da

abordagem RME, professora Angela Fontana Marques;

– Compostif: Educação Ambiental por meio da compostagem, professora Luciana

Yoshie Tsuchiya;

– Cultivando Saberes: horta como um espaço de interação e aprendizado e Cultivos

de microverdes de ora-pro-nobis em diferentes substratos, professora Rosemeire

Carvalho da Silva;

– OLHE – Observatório das Liberdades Humanas na Educação; professora Camila

Lara Clozato;

– Podcast “Quero ser cientista!, professora Camila Clozato Lara;

– Socialização feminina na Ciência, professora Camila Lara Clozato;

– Tratamento de resíduos aquosos contendo metais pesados, professora Ana Paula

Segantin Gaspari Giovanini;

– Poste de iluminação fotovoltaico associado a pontos para carregamento de

dispositivos móveis, professora Renata de Souza Panarari.

Para a Prof. Dra. Vanessa Guimarães Alves Olher, Coordenadora de Pesquisa e Extensão do IFPR – Campus Paranavaí, receber este selo representa a missão do IFPR de promover educação profissional, científica e tecnológica, pública, gratuita e de excelência, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral de cidadãos críticos, empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade e com o desenvolvimento local e regional. Além disso, reforça o papel coletivo da instituição na construção de um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras.