IFPR – Campus Paranavaí tem vários projetos certificados com o Selo ODS EDU e se destaca no fortalecimento do desenvolvimento sustentável de Paranavaí e região – Campus Paranavaí

Ao todo 39 instituições de ensino do país são certificadas pelo Selo ODS Educação.

A iniciativa certifica ações de unidades educacionais que contribuem com a Agenda 2030 da ONU e é realizada pelo Instituto Selo Social, UNB2030 e GTAgenda2030, com intuito de reconhecer projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os certificados foram entregues em um evento no dia 05 de março, na Escola Paulista da Magistratura – EPM, em São Paulo, com a participação das professoras do Campus Paranavaí Ester Cristina Back Schulz e Vanessa Guimarães Alves Olher.

Dentre as novidades do evento neste ano esteve uma Mesa Redonda sobre o tema “Diálogos sobre os ODS na Educação”, que contou com representantes da Comissão Nacional Para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CNODS, Instituto Selo Social, Rede Temática de Extensão UNESP Agenda 2030, Rede Estratégia ODS, UNB2030 e Programa Cidades Sustentáveis.

A participação no Selo ODS é on-line e gratuita e os participantes devem atender a critérios como cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover uma atividade/espaços de discussão sobre ODS na instituição, além de demonstrar a contribuição na melhoria do “ODS 4 – Educação de qualidade”.

O IFPR – Campus Paranavaí teve 15 projetos nas modalidades ensino, pesquisa, extensão ou inovação certificados, somando 34 impactos sociais ligados a 9 objetos de desenvolvimento sustentável (ODS): ODS 2 – Fome zero e agricultura familiar; ODS 3 – Saúde e bem estar; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11- Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes. Esse reconhecimento reforça o compromisso do IFPR com o desenvolvimento sustentável de Paranavaí e região.