Inscrições abertas para as bolsas e auxílios da Assistência Estudantil 2016 – Campus Paranavaí

Inscrições abertas para as bolsas e auxílios da Assistência Estudantil 2016

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Paraná (Proens/IFPR), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes), publicou os editais de Assistência Estudantil, que ofertam cerca de 8.800 benefícios, entre bolsas e auxílios. São 5 grandes programas no total, que, pela primeira vez, englobam os 25 campi do Instituto. Os editais são voltados a alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Confira abaixo como participar de cada um deles.

São 5 programas: o Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis), o Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace), o Programa Monitoria, o Programa Estudante Atleta (PEA) e o Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis. Os interessados devem estar atentos à documentação exigida e às demais informações presentes nos editais. A documentação deve ser entregue na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do campus até o dia 31/03/2016.

Conheça os programas de Assistência Estudantil

Confira a seguir no que consiste cada um dos programas ofertados pela Proens. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Daes pelo e-mail daes@ifpr.edu.br ou telefone (41) 3595-7688.

Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis)

O Pbis concede bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fomentando sua participação no desenvolvimento de atividades escolares e acadêmicas, bem como propiciando e ampliando suas experiências de qualificação profissional e de responsabilidade social.

Inscrições de estudantes e envio de projetos (por parte de docentes e  técnicos do IFPR): de 15 a 31 de março de 2016.

Valor da bolsa: R$ 350,00, com vigência de junho a novembro de 2016.

Programa Complementar de Assistência ao Estudante (Pace)

O Pace consiste na concessão de auxílios financeiros referentes a alimentação, transporte e moradia dos estudantes devidamente matriculados nos cursos regulares dos campi do IFPR e em situação de vulnerabilidade socioeconômica (a qual envolve condições financeiras, sociais, entre outras).

Inscrições: de 15 a 31 de março de 2016.

Valores dos auxílios (mensais):

– Auxílio-alimentação: R$ 125,00
– Auxílio-transporte (municipal): R$ 100,00
– Auxílio-transporte (intermunicipal): R$ 150,00
– Auxílio-moradia: até R$ 220,00

Programa Monitoria

Este ano, a Monitoria foi intensificada para contribuir ainda mais com os cursos de Licenciatura. Com as dificuldades atuais existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, a Proens, por meio de recursos próprios, busca fortalecer a presença das Licenciaturas em seu programa.

Por meio dele, concede-se bolsas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria, em componentes curriculares indicados pelos campi. Objetivando promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes, o programa consiste em uma atividade formativa de ensino que contribui para a formação integral do participante.

Inscrições: de 28 de março a 18 de abril de 2016.

Os selecionados desenvolverão as atividades de monitoria em período de 06 horas semanais, organizadas de acordo com o edital, e receberão bolsa de R$ 350,00 mensais, com vigência de junho a novembro de 2015.

Programa Estudante Atleta (PEA)

O PEA destina-se a apoiar a participação de estudantes em atividades esportivas no âmbito do IFPR, oportunizando o acesso e a inclusão em atividade física e prática esportiva nas mais diversas modalidades, de modo a contribuir para sua permanência, melhoria do desempenho e êxito escolar e acadêmico.

Inscrições de estudantes e envio de projetos (por parte de servidores do IFPR): de 15 a 31 de março de 2016.

O estudante-atleta selecionado deverá cumprir, conforme projeto apresentado, uma rotina de treinamento e demais práticas esportivas no período de 04 horas semanais, organizadas de acordo com o edital, e receberá bolsa de R$350,00 mensais, com vigência de junho a novembro de 2016.

Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis

O programa destina-se a apoiar a participação de estudantes do IFPR em eventos escolares e acadêmicos, de natureza científica, cultural, política e esportiva, em território nacional e nos países do Mercosul, que atendam aos princípios da educação integral (formação geral, profissional e tecnológica), nos diferentes níveis de ensino.

As solicitações podem ser feitas até 01 de dezembro de 2016, levando em conta os critérios do Edital nº 11/2016 – Proens/IFPR.

Valores dos auxílios:

– Auxílio-inscrição: até R$ 200,00