Lançamento oficial do primeiro pedido de Patente do Campus Paranavaí – Campus Paranavaí

Lançamento oficial do primeiro pedido de Patente do Campus Paranavaí

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) no Campus Paranavaí o INOVAIF, evento de lançamento oficial do primeiro pedido de Patente do Campus Paranavaí, intitulado “Cerveja Artesanal com Substituição Parcial do Malte por Resíduo da Industrialização da Fécula de Mandioca Seca (Bagaço de Mandioca)”.

O evento contou com a presença do Magnífico Reitor Pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação Marcelo Estevam, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Eliane Mesquita, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Paulo Tetuo Yamamoto, o Pró-Reitor de Ensino Amarildo Pinheiro Magalhães, o Diretor de Inovação Cleber Fernando Serafin, o Diretor-Geral do Campus Paranavaí José Barbosa Dias Junior, além de alunos, servidores e empresários locais.

A equipe do projeto é composta pelos docentes Suellen Jensen Klososki, Tatiana Colombo Pimentel, Carlos Eduardo Barão e Rosemeire Carvalho da Silva, e pelos estudantes José Vitor de Carvalho Silva (Curso de Licenciatura em Química) e Laisa Letícia Machado dos Santos (Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio).

O desenvolvimento do projeto foi viabilizado através de parcerias com o Centro Tecnológico da Mandioca – Cetem e a empresa Pódium Alimentos, que forneceu a matéria-prima. Para o diretor do Campus, Prof. José Barbosa “o projeto ganha ainda mais relevância por ser desenvolvido em Paranavaí e dar destinação para um subproduto (bagaço de mandioca) que possui baixo valor no mercado”.

Sobre o projeto

Trata-se de uma cerveja artesanal que leva, na sua composição, resíduo da industrialização da fécula de mandioca seca (bagaço de mandioca). Ocorre que é possível obter a chamada extração enzimática a partir da combinação do bagaço com o malte.

Considerando que uma possibilidade de redução de custos da fabricação de cerveja é a utilização de resíduos agroindustriais gerados por indústrias processadoras de alimentos, o bagaço da mandioca foi a opção escolhida, pois o valor comercial deste produto é baixo. Dessa forma, o produto final teve seu custo reduzido em cerca de 10%.

O pedido foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial no último dia 16.