Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPR – Campus Paranavaí disponibiliza material aos produtores regionais interessados em efetuar exportações – Campus Paranavaí

Notícias

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPR – Campus Paranavaí disponibiliza material aos produtores regionais interessados em efetuar exportações

Publicado em

Copiado!

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPR – Campus Paranavaí disponibiliza material aos produtores regionais que têm interesse em efetuar exportações. Trata-se de um guia de utilização do SISCOMEX, o portal do Governo Federal que reúne dados de registro, monitoramento e controle das atividades de comércio exterior no Brasil. Empresários e produtores que têm interesse em exportar seus produtos, podem realizar a exportação pelo portal SISCOMEX. O guia foi desenvolvido pelo servidor Me. Fábio Fernando de Oliveira Matos (Membro do NIT-IFPR/Paranavaí), em parceria com a UEM, e é produto de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT).  
O guia teve como objetivo principal orientar agentes da inovação e usuários iniciantes do sistema que pretendem exportar bens ou serviços.

Em particular, o guia é destinado a pequenas e médias empresas que, através de informações básicas sobre os principais procedimentos de exportação, as mesmas poderão atuar no comércio internacional.

O guia ainda apresenta o conceito do Siscomex, esclarece a importância do comércio internacional, busca responder a quem se destina o mercado de exportação e orienta um passo a passo sobre o sistema de exportação.

O guia pode ser acessado gratuitamente na Página do NIT – IFPR/Paranavaí por meio do link.

Topo