Professores do Campus Paranavaí apresentam modelo para simulação do comportamento da epidemia em diferentes cenários – Campus Paranavaí

#IFPRcontraCovid

Professores do Campus Paranavaí apresentam modelo para simulação do comportamento da epidemia em diferentes cenários

Publicado em

Copiado!

Na última sexta-feira, dia 03, os professores Eduardo Cruz e João Maciel, e o diretor do Campus Paranavaí, professor José Barbosa, estiveram numa reunião com o prefeito de Paranavaí e representante do COE (Comitê de Operação Emergencial) para oferecer apoio científico no combate à COVID-19.

O professor Eduardo, do eixo de informação e comunicação, e o professor de física, João Maciel, desenvolveram um modelo de simulação computacional baseado na modelagem SEIR capaz de estimar o comportamento de epidemias em diferentes cenários. Dessa forma, estratégias de mitigação e supressão no combate à doença podem ter seus resultados analisados de forma antecipada.

O modelo desenvolvido pelos professores ainda está em aprimoramento, mas já é capaz de verificar vários cenários a partir do comportamento adotado pela população, permitindo assim, analisar o efeito de cada condição separadamente e com detalhes. Os resultados de modelos validados variam em precisão, mas mantém a acurácia do comportamento geral do surto.

 

Topo