SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA CAMPUS PARANAVAÍ 2022 – Campus Paranavaí

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA CAMPUS PARANAVAÍ 2022

A comemoração da Semana do Livro e da Biblioteca ocorre anualmente em todo território nacional, e foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/1980, com o objetivo de incentivar a importância da leitura, estimular a construção do conhecimento por meio da difusão do livro e da biblioteca e divulgar a profissão do bibliotecário. A proposta desta ação, em comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é que ela possa trazer reflexões a respeito de como olhamos esse espaço, que ela possa representar muito mais que um simples lugar dentro da instituição para guardar livros e estudar; que nossos alunos, professores e técnicos, além de descobrir o imenso tesouro escondido nas páginas de cada livro, possam deixá-lo como herança para gerações futuras. A ação em si não tem um resultado imediato, pois possui dimensão educativa, é um processo longo e que envolve a mudança de comportamento. Objetivo principal é melhorar a participação dos alunos na biblioteca, valorizar e apoiar as diversas atividades e manifestações culturais.

Uma das atividades trata-se do “Bate Papo sobre escrita literária” com o Professor Felipe Gomes que vai falar sobre suas inspirações para escrever seus mais de 20 livros, poemas, contos e diários, além de manter uma coluna no Jornal Noroeste. Parceria com o ´Projeto Café Convida.

A Palestra  sobre o livro “A Copel é nossa” de autoria do Professor Sérgio Gomes conta a história de como estudantes e representantes de movimentos sociais ocuparam a Assembleia Legislativa do Paraná contra a venda da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Impulsionados pelos movimentos sociais e estudantis, os paranaenses foram responsáveis pelo primeiro Projeto de Iniciativa Popular (PLIP) votado em uma Casa Legislativa em 15 de agosto de 2001.

O Varal Literário apresenta a vida e Obra de Lima Barreto no centenário de sua morte em 1 de novembro de 1922. Foi um jornalista e escritor brasileiro. Publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos. A exposição foi organizado pelo Projeto Café de ideias de Coordenação da Professora Bárbara Poli e pela equipe da Biblioteca.

No Sarau Literário. Idealizado pela Professora Ester Bach. Ocorrerá no dia 27 de outubro às 13:30 na biblioteca com parceria do Projeto Musicarte. Terá declamação de poesias com temática livre. A Gincana Literária terá como tema o Livro Harry Potter e a pedra filosofal organizado pela Cinthia, Érika e Fernando da Equipe da Biblioteca.