V Gincana Solidária do IFPR: Solidariedade e Integração – Campus Paranavaí

V Gincana Solidária do IFPR: Solidariedade e Integração

A quinta edição da Gincana Solidária aconteceu durante a 1ª Semana de Eventos de 2022 do campus Paranavaí, entre os dias 25 e 29 de julho, e envolveu todos os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e alguns estudantes dos cursos superiores, que participaram como monitores das atividades.

Pelo caráter extensionista do evento, toda a comunidade acadêmica se mobilizou em diversas atividades e desafios como arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, doação de sangue, apresentação de produções artísticas, caça ao tesouro, dias temáticos, jogos e desafios de conhecimentos gerais e de aptidão física.

No desafio de arrecadação, foi recebida uma tonelada de alimentos (com os quais foram montadas 41 cestas básicas), 140 itens de higiene e limpeza, 40 pacotes de fraldas, adultas e infantis, e 10 kg de ração canina. Do que foi arrecadado, 11 cestas básicas foram destinadas a famílias de estudantes do campus em situação de vulnerabilidade e o restante foi distribuído entre as organizações, instituições e grupos beneficentes escolhidos: CECAP (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí), Lar Vicentino de Paranavaí, Coletivo LGBTI+ de Paranavaí, ONG Sentinelas do Bem e Centro de Educação Infantil Pequeno Semelhante.

A equipe vencedora da V Gincana Solidária foi a Equipe Azul Claro, formada pelos estudantes do 3º ano do curso técnico em Agroindústria, com um total de 7120 pontos. Também ficaram no pódio as Equipes Azul Escuro (4º ano de Informática) e Branca (3º ano de Informática) com 6909 e 5732 pontos, respectivamente. Como prêmio, a equipe vencedora recebeu uma caneca personalizada com chocolates e uma tarde em uma chácara.

A Gincana Solidária é um projeto idealizado pela professora Rosangela Jovino Alves e organizado anualmente por uma comissão formada por docentes e técnicos administrativos. Suas atividades têm contribuído para melhorar a visibilidade do trabalho desenvolvido no campus e cumprido o objetivo de fazer que os estudantes conheçam, na prática, o processo de solidariedade, de empatia, de formação intelectual, socioambiental e emocional, permitindo a reflexão sobre temas importantes, além de vivenciarem atividades dinâmicas e interdisciplinares que os levam a uma maior interação social, tornando-os protagonistas de sua formação.