Pedidos de transferência interna, externa e de aproveitamento de curso podem ser feitas até sexta-feira – Instituto Federal do Paraná

Encerra-se na sexta-feira (7) o período para realização de pedidos de tranferência interna, externa e de aproveitamento de curso para os cursos técnicos e superiores do IFPR. Estudantes matriculados no IFPR, em outras instituições de ensino técnico e superior e formados em cursos técnicos e superiores podem tentar o ingresso nos cursos com vagas disponíveis, descritas no item 4 do Edital 008/2013 e Edital 009/2013.

Estão aptos a participar do processo de seleção por meio da transferência interna os estudantes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em cursos técnicos e superiores do IFPR. Já o processo de transferência externa é destinado aos estudantes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em cursos técnicos e superiores de outras instituições de ensino. Aqueles que já possuem um diploma em um curso técnico ou superior podem tentar uma das vaga disponíveis nos cursos do IFPR por meio do processo de aproveitamento de curso.

Os documentos necessários para inscrição estão disponíveis no item 6 dos Editais 008/2013, que rege o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, e 009/2013, que rege o processo de ingresso nos cursos superiores.

Entenda as opções de ingresso por transferência ou aproveitamento de curso

Transferência interna: transferência de estudante regularmente matriculado em curso técnico ou superior do IFPR para outro curso de mesmo nível e forma de oferta, no mesmo câmpus ou em outro câmpus do IFPR, a partir do 2º período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados nos editais 008/2013 e 009/2103.

Transferência externa: disponibilizada para estudantes matriculados em curso técnico de nível médio e superior de outras instituições de educação profissional para ingresso em curso do IFPR de mesmo nível e forma de oferta a partir do 2º período letivo, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados nos editais 008/2013 e 009/2013.

Aproveitamento de curso: entende-se por aproveitamento de curso técnico de nível médio ou superior o ingresso de estudante já diplomado em curso técnico de nível médio ou superior, em um curso de mesmo nível, de eixo tecnológico afim ao curso no qual foi diplomado, a partir do 2º período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados neste edital.

O resultado final será publicado no dia 28 de junho de 2013, no Portal do IFPR.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar o registro acadêmico na Secretaria Acadêmica do câmpus que oferta o curso para o qual foi selecionado entre os dias 03 a 05 de julho de 2013, conforme horário de atendimento dos câmpus disponível no artigo 9º do Edital 008/2013 e Edital 009/2013.