Alunos do IFPR, campus Pinhais, exploram inovação em visita ao Espaço Maker da Escola Municipal Aroldo de Freitas – Campus Pinhais

Ensino

No dia 15 de agosto, estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais, tiveram a oportunidade única de mergulhar no mundo da inovação e da tecnologia durante uma emocionante visita técnica ao Espaço Maker da Escola Municipal Aroldo de Freitas. A atividade, que contou com a participação entusiasmada dos docentes Cleverton Vicentini, Lauriana Paludo, Jeanine Javarez e Valério Brusamolim, proporcionou aos alunos uma experiência prática e interativa que enriqueceu seu aprendizado.

Localizada no coração de Pinhais, a Escola Municipal Aroldo de Freitas é conhecida por sua abordagem educacional progressista e inovadora, centrada no estímulo à criatividade, ao pensamento crítico e à resolução de problemas. O Espaço Maker, um ambiente especialmente projetado para fomentar a imaginação e a aprendizagem prática a partir do uso de metodologias ativas, oferece uma gama diversificada de ferramentas, equipamentos e recursos que possibilitam aos alunos explorar projetos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

A visita técnica teve início com uma calorosa recepção por parte da diretora da escola, professora Luciola Eloina Dal Bem Nunes, e da docente responsável pelo espaço, professora Hellen Canetti Gudina Souza, que compartilharam insights valiosos sobre a importância da aprendizagem prática e do trabalho colaborativo. Os alunos foram conduzidos por uma série de estações de trabalho, cada uma focada em uma área específica de interesse, como criação, empreendedorismo, impressão 3D, ciências e gamificação.

Os docentes acompanhantes ressaltaram a importância dessas vivências para o desenvolvimento dos alunos. “A interação direta com as ferramentas e projetos do Espaço Maker estimula a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração em equipe, habilidades essenciais para o sucesso na área de tecnologia”, explicou o Professor Cleverton Vicentini.

A visita técnica ao Espaço Maker da Escola Municipal Aroldo de Freitas não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre tecnologia e inovação, mas também os motivou a explorar novas perspectivas e a adotar abordagens criativas em suas futuras carreiras. A oportunidade de trabalhar em projetos de extensão, viabilizando a curricularização da extensão, e de interagir com educadores e colegas fortaleceu a compreensão da importância da aprendizagem prática e do envolvimento com a comunidade educacional, além de proporcionar a realização de parcerias enriquecedoras entre o IFPR e a rede municipal de ensino.