Alunos do IFPR, campus Pinhais, exploram inovação em visita ao Espaço Maker da Escola Municipal Aroldo de Freitas
Publicado em
No dia 15 de agosto, estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais, tiveram a oportunidade única de mergulhar no mundo da inovação e da tecnologia durante uma emocionante visita técnica ao Espaço Maker da Escola Municipal Aroldo de Freitas. A atividade, que contou com a participação entusiasmada dos docentes Cleverton Vicentini, Lauriana Paludo, Jeanine Javarez e Valério Brusamolim, proporcionou aos alunos uma experiência prática e interativa que enriqueceu seu aprendizado.
Localizada no coração de Pinhais, a Escola Municipal Aroldo de Freitas é conhecida por sua abordagem educacional progressista e inovadora, centrada no estímulo à criatividade, ao pensamento crítico e à resolução de problemas. O Espaço Maker, um ambiente especialmente projetado para fomentar a imaginação e a aprendizagem prática a partir do uso de metodologias ativas, oferece uma gama diversificada de ferramentas, equipamentos e recursos que possibilitam aos alunos explorar projetos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
A visita técnica teve início com uma calorosa recepção por parte da diretora da escola, professora Luciola Eloina Dal Bem Nunes, e da docente responsável pelo espaço, professora Hellen Canetti Gudina Souza, que compartilharam insights valiosos sobre a importância da aprendizagem prática e do trabalho colaborativo. Os alunos foram conduzidos por uma série de estações de trabalho, cada uma focada em uma área específica de interesse, como criação, empreendedorismo, impressão 3D, ciências e gamificação.
Os docentes acompanhantes ressaltaram a importância dessas vivências para o desenvolvimento dos alunos. “A interação direta com as ferramentas e projetos do Espaço Maker estimula a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração em equipe, habilidades essenciais para o sucesso na área de tecnologia”, explicou o Professor Cleverton Vicentini.
A visita técnica ao Espaço Maker da Escola Municipal Aroldo de Freitas não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre tecnologia e inovação, mas também os motivou a explorar novas perspectivas e a adotar abordagens criativas em suas futuras carreiras. A oportunidade de trabalhar em projetos de extensão, viabilizando a curricularização da extensão, e de interagir com educadores e colegas fortaleceu a compreensão da importância da aprendizagem prática e do envolvimento com a comunidade educacional, além de proporcionar a realização de parcerias enriquecedoras entre o IFPR e a rede municipal de ensino.