Campus Pinhais tem estudantes premiados na 16ª OBMEP – Campus Pinhais

Campus Pinhais tem estudantes premiados na 16ª OBMEP

No dia 18 de janeiro, foi divulgado a lista de premiados da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, e Campus Pinhais, teve quatro estudantes premiados no Nível 3 (Ensino Médio – Escolas Públicas). Foram três menções honrosas e uma medalha de bronze, conforme a lista abaixo:

Certificado de Menção Honrosa

• Gabriel Scuissiatto Luz – 4º ano do curso Técnico em Administração
  • Kamily de Oliveira Gonçalves – 2º ano do curso Técnico em Administração
  • Leonidas Caetano da Silva – 1º ano do curso Técnico em Administração

Medalha de bronze

• Bianca Mendes Francisco – 3º ano do curso Técnico em Informática

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais (remotos durante a pandemia), onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático. Com acesso a um fórum virtual elaborado pela OBMEP e preparado especialmente para os diferentes níveis de participação, os alunos realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores.

Os medalhistas que se matricularem em um curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os candidatos selecionados têm a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

A Coordenadora local da OBMEP, professora Alessandra Beatriz Pachas Zavala, parabenizou os estudantes pela participação na olimpíada e se mostrou muito otimista com as próximas participações do campus no evento.

Sobre a Olimpíada

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A olimpíada tem como objetivos popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.