Estudantes do Bacharelado em Ciências da Computação do Campus Pinhais realizam visita técnica ao Labtelecom do Campus Curitiba – Campus Pinhais

Ensino

Na quinta-feira (3), os estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Telecomunicações (Labtelecom), localizado no Campus Curitiba do IFPR.

Durante a visita, os estudantes participaram de atividades expositivas envolvendo a organização de equipamentos de redes, incluindo roteadores, switches, firewalls, serviços DNS e servidores. A atividade permitiu que eles compreendessem a importância de cada componente na construção e na manutenção de uma rede eficiente. Os estudantes também exploraram diferentes tipos de conexões, como cabos de rede tradicionais, fibras ópticas e redes Wi-Fi, aprendendo sobre suas características e aplicações em ambientes reais.

O monitoramento da rede foi um dos pontos destacados, permitindo aos estudantes compreenderem como a automação, utilizando scripts, pode ser aplicada na conexão e extração de indicadores de dispositivos distribuídos na rede. Além disso, foram apresentados projetos desenvolvidos no curso Técnico em Telecomunicações, o que possibilitou aos estudantes visualizarem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em cenários do mundo real.

A visita ao Labtelecom foi uma experiência valiosa que contribui para a formação dos estudantes, reforçando a importância da prática aliada à teoria, proporcionando aos estudantes uma visão prática do funcionamento e da gestão de um ambiente produtivo de redes de computadores. Agradecemos ao Campus Curitiba, em especial ao professor Gustavo Laskoski, pela recepção e pela oportunidade de proporcionar essa experiência aos nossos estudantes.