II Seminário de Ciência e Tecnologia (SCiTec) do Campus Pinhais: um breve resumo – Campus Pinhais

Eventos

Na segunda-feira, dia 31 de outubro, após a cerimônia de abertura, houve uma palestra intitulada “Pesquisa, extensão e inovação como princípios educativos”, ministrada pelo Professor Marcelo Estevam, Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI) do IFPR, com a participação de outros servidores da PROEPPI, como a Diretora de Pesquisa, Professora Tatiana Couto Silva, da servidora Jociane França, Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, e da Samanta Leske, Coordenadora de Extensão.

Também na segunda-feira aconteceu uma “Mostra de projetos: Laboratório de Química” e teve início a “Oficina de Robótica” que se estende até esta sexta-feira, dia 04 de novembro, bem como as oficinas “Overleaf para Elaboração de Resumos” e “Esquadrinhando os 5Rs”. Outras oficinas também ocorreram ao longo da semana, com temas como “Compostagem”, “Xadrez, Ciência e Tecnologia”, “Marketing Digital”, “Mapas Mentais, Mapas Conceituais e Resumos Esquemáticos: aproximações e distanciamentos” e “Cibersegurança e sua importância na educação do usuário final”.

A semana também foi marcada por rodas de conversa sobre “O código-fonte da ciência” e “Pesquisa científica envolvendo seres humanos: aspectos históricos e éticos”, pela “Mostra de Projetos do COPE” e pelas apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes dos diversos cursos do Campus Pinhais. Nesta sexta-feira, dia 04 de novembro, aconteceu uma oficina sobre “Produção de tintas orgânicas” e outra sobre Robótica.

O evento foi planejado e realizado por meio de uma Comissão Organizadora composta por docentes, técnicos e estudantes dos mais diversos setores. Confira alguns momentos nas fotos abaixo.