Publicado Edital para seleção de estudante do Ensino Médio do Campus Pinhais para atuar como bolsista em projeto de pesquisa – Campus Pinhais

Processo Seletivo

Tornamos público o Edital Interno do IFPR Campus Pinhais que tem como objetivo selecionar um(a) estudante para atuar no projeto de pesquisa intitulado “O papel e o espaço dos componentes de Filosofia e Sociologia nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma Instituição de Ensino da Rede Federal e os possíveis impactos do Novo Ensino Médio nestes componentes”.

O período de inscrição vai de 15 até as 13 horas do dia 17 de agosto de 2023 e a inscrição será realizada por meio do preenchimento de Formulário Eletrônico. O(A) estudante selecionado(a) atuará como bolsista e receberá mensalmente uma Bolsa de Auxílio Financeiro, no valor de R$ 400,00, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC JR. do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A previsão de atuação no projeto é de 2 (doze) meses.

Os candidatos que tiverem a sua inscrição deferida, deverão participar da atividade de seleção que acontecerá no dia 18 de agosto, às 14 horas, de maneira presencial, no Campus Pinhais. O candidato deverá elaborar uma redação sobre as motivações pelas quais deseja fazer parte do projeto, a missão e os valores do IFPR e possíveis propostas de divulgá-los para os colegas e à comunidade externa. Os critérios de avaliação da atividade estão disponíveis no Edital.

Para se candidatar, o estudante deve ter os seguintes requisitos (entre outros indicados no próprio Edital):

• estar regularmente matriculado no 1º, 2º e 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino do IFPR Campus Pinhais e ser frequente nas aulas de Filosofia e Sociologia e possuir, no 1º e 2º Bimestres do ano letivo de 2023, conceitos satisfatórios (A, B e ou C) nos componentes curriculares de Filosofia e Sociologia.
  • ter disponibilidade de carga horária de 12 (doze) horas semanais, em período diverso do horário letivo para dedicar-se às atividades do projeto que lhe forem conferidas pelo Coordenador e ou pela Vice-Coordenadora do projeto. Algumas destas atividades podem ser realizadas de maneira presencial, no IFPR Campus Pinhais.
  • estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa.

Outras informações podem ser encontradas na leitura do próprio Edital.