Pitanga será a 16ª cidade a receber um campus do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Pitanga será a 16ª cidade a receber um campus do IFPR

O município de Pitanga, na região central, terá um campus avançado do IFPR. A informação foi confirmada ontem, 11, pelo  prefeito da cidade, Altair José Zampier, e pelo  reitor Alipio Leal. “Agora só depende da contrapartida do município”, garantiu o reitor. Segundo o prefeito Zampier as obras do campus iniciam ano que vem e a expectativa das aulas é para 2012.

O reitor Alipio Leal explicou que o projeto de instalação, a doação do terreno e a viabilização de parte dos recursos é contrapartida da cidade para receber o Campus. “A instalação de uma unidade depende muito da região, da articulação e empenho da comunidade local que precisa se envolver e participar do projeto”, comenta. Para o reitor, o engajamento das pessoas no projeto é condição que definirá o êxito do Instituto na cidade.

O prefeito garantiu que o município não vai medir esforços para a concretização do que considera “uma grande conquista” para a população. “A região central do Paraná é conhecida por ter um dos IDH mais baixos do estado. Queremos levar o ensino público federal mais próximo para que nossa gente não precise mais buscar os grandes centros”, diz. Segundo o prefeito o projeto já está em andamento, mas a reunião significou um grande avanço. “Conversamos no sentido de traçar um perfil da nossa escola”, explica.

Cursos
Durante a reunião os dirigentes definiram uma audiência pública para setembro, quando será debatido coletivamente quais cursos serão ofertados no Campus Avançado de Pitanga. “As áreas que privilegiem a agricultura familiar são indispensáveis. Pitanga tem 4.173 estabelecimentos agropecuários sendo que 80% são abaixo de 10 alqueires. A agricultura familiar é o nosso maior patrimônio. Temos que olhar as nossas vocações, que são a exploração do gás natural , a ecologia e o turismo”, destaca o prefeito.

Ainda não há definição oficial sobre o local de instalação do campus. O prefeito explica que o município está refazendo o atual projeto que previa a construção do prédio em um local com área inferior a desejada. “Queremos construir em um local amplo onde se possa pleitear a contínua expansão e desenvolvimento da unidade”, finaliza.

Campus IFPR
Atualmente o Instituto Federal do Paraná conta com 14 unidades em funcionamento nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Palmas, Londrina, Campo Largo, Cascavel, Irati, Ivaiporã e Assis Chateaubriand. Além dessas, outras três cidades buscam conquistar um campus: Jaguariaíva, Coronel Vivida e Pitanga.