Publicado em
Os editais de inscrição para discentes do IFPR em programas de assistência estudantil para o ano de 2019 foram lançados no dia 19 de dezembro. São cinco programas destinados a incentivar a permanência dos estudantes na instituição, promover melhor desenvolvimento das atividades educacionais e combater os índices de evasão, assegurando o sucesso escolar.
São eles: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace), Programa Estudante – Atleta (PEA), Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis) e Programa de Monitoria.
A servidora Marilisi Fischer, diretora de Assuntos Estudantis, explica que o lançamento dos editais em dezembro, embora as inscrições sejam apenas em fevereiro, atende a objetivos estratégicos e que visam o aprimoramento da assistência estudantil em âmbito institucional: “Queremos assegurar a ampla divulgação dos programas aos estudantes, antecipar o pagamento das bolsas a partir de março – até então ocorriam a partir de abril, além de elucidar as dúvidas que podem existir em relação ao novo Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (SiGAE), que está em implantação, e o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)”.
A implantação do IVS atende a um anseio da comunidade acadêmica por mais celeridade na análise dos processos dos estudantes e respectivas concessões de bolsas. Trata-se de um cálculo padronizado que adota indicadores mensuráveis e será utilizado, a partir de 2019, nas análises socioeconômicas, o que também traz mais transparência para a concessão de bolsas estudantis. Dentre os indicadores que compõem o IVs estão: renda familiar, composição familiar, situação de trabalho e emprego, educação do estudante e situações de moradia e saúde da família, participação em programas sociais, entre outros.
Em 2019, portanto, os estudantes deverão realizar as inscrições, a partir do dia 07 de fevereiro, pela Internet, por meio do SiGAE com a documentação exigida em edital para cada um dos programas.
Confira outras informações como datas, valores e orientações que você encontra abaixo e na íntegra dos editais, disponíveis também na página da Assistência Estudantil.
Proeja
Seleção de estudantes devidamente matriculados nos cursos Proeja Integrado e Proeja-Fic, do IFPR, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa para custear parcialmente despesas com alimentação, transporte e aquisição de material didático.
Pace
A seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos de nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superiores regulares do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de auxílio para fins de custear parcialmente despesas com: alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático.
Categoria I: R$ 150,00.
Categoria II: R$ 280,00.
Pbis
Inscrição e seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superior, regulares no IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa visando ao desenvolvimento de atividades em projetos educacionais aprovados para o exercício 2019.
PEA
A seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superior regulares do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) para participação em atividades desportivas, tanto em modalidades coletivas como individuais.
Programa Monitoria
A seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superiores regulares do IFPR na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aptidão para o componente curricular ao qual concorre, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) e desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria.