Audiência do PDI mobiliza a comunidade do Campus Pitanga – Campus Pitanga

Audiência do PDI mobiliza a comunidade do Campus Pitanga

Foto por Anauzira Kurita

A comunidade acadêmica do Campus Pitanga reuniu-se na última quarta-feira (05/04) para a audiência pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente aos anos de 2024-2028. O evento teve como objetivo oferecer um espaço para a apresentação de propostas para o documento, que irá estabelecer as ações previstas para a unidade nos próximos cinco anos.

Servidores, estudantes, pais e moradores da região puderam apresentar suas contribuições durante o encontro, que foi acompanhado pelo reitor do IFPR, professor Odacir Zanatta e pelo prefeito de Pitanga, Maicol Callegari. “O PDI é um importante instrumento de gestão, a partir do qual estabelecemos os projetos que o campus irá desenvolver, incluindo a abertura de cursos. Para tanto, a participação da comunidade acadêmica foi fundamental”, destacou o professor Daniel Rotella Cocco, diretor de Ensino do Campus Pitanga.

A audiência ocorreu no período da manhã, no Centro Cultural Alexandre Buchmann. Ao início, foram realizadas apresentações sobre as ações do Campus Pitanga até o presente momento, bem como, sobre a rede federal de ensino técnico. Na sequência, o professor Odacir Zanatta destacou a importância do estabelecimento de parcerias para garantir que o campus continue crescendo.

Na sequência, os presentes puderam apresentar demandas e sugestões para constar no PDI. Entre as solicitações trazidas pelos estudantes, destacaram-se a construção de um refeitório e de uma quadra de esportes, melhorias nas instalações físicas e ampliação do acervo da biblioteca. Também foram apresentadas sugestões para aberturas de novos cursos técnicos e de ensino superior.

Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, incluindo membros da comunidade acadêmica, além de lideranças e representantes de órgãos públicos, sindicatos, imprensa regional e entidades diversas. Após a audiência, no período da tarde, a comissão local do PDI participou de uma reunião com os servidores da Reitoria, na qual recebeu orientações sobe a construção do documento. O novo PDI deverá ficar pronto no dia 5 de maio, quando será apresentado à comunidade local.