Aula Magna marca retorno das atividades do Campus Pitanga – Campus Pitanga

Aula Magna marca retorno das atividades do Campus Pitanga

Da esquerda para a direita – Professor Felipe, Professora Maria Luísa e Intérprete Thiago.

Para celebrar a retomada do ano letivo de 2020, ainda em modalidade remota, o Campus Pitanga promoveu nesta segunda-feira (08/02) a Aula Magna “O uso das tecnologias na educação: limites e possibilidades em tempos de pandemia”, proferida pela professora Maria Luísa Furlan Costa. A fala foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da instituição e foi assistida por mais de 100 pessoas, incluindo alunos, servidores, comunidade e espectadores de diferentes regiões do Paraná.

O evento teve início às 19:30 horas, com falas de boas vindas por parte da direção e das coordenações de cursos. “O ano de 2020 foi marcado por muitas lutas e aprendizados. Em 2021, nós do Campus Pitanga continuaremos trabalhando lado a lado com nossos estudantes para superar desafios e permitir que nossos discentes voem cada vez mais alto em suas jornadas”, afirmou o diretor-geral da unidade, professor Márcio Gonçalves dos Santos.

Após as declarações iniciais, o professor Felipe Fernandes Borges, diretor de Ensino, apresentou um currículo da convidada e realizou a abertura da Aula Magna. De acordo com ele, a professora Maria Luísa foi escolhida não somente pelo excelente trabalho que vem desempenhando, mas também pela pertinência de suas pesquisas. “A questão da tecnologia se tornou um dos assuntos dominantes durante a pandemia. Todos nós tivemos de aprender ou reaprender a lidar com o tema”, destacou.

Formada em História e com vasta experiência na área de políticas educacionais, Maria Luísa é docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Durante a Aula Magna, a professora destacou as inter-relações entre educação e tecnologias, bem como, assinalou que a pandemia permitiu uma maior aproximação entre esses dois campos. De acordo com ela, trata-se de um momento de intenso aprendizado, tanto para alunos, quanto para os profissionais da área da educação.

“Acredito que as tecnologias ofereceram uma maneira segura de mantermos o ensino remoto durante o distanciamento social. Devemos ter em mente que muitas das estratégias que empregamos agora poderão ser aplicadas em sala de aula quando as atividades presenciais forem retomadas, ampliando nosso leque de possibilidades de trabalho”, afirmou a palestrante.

Entre outras temáticas, a professora abordou também os limites das tecnologias na educação, a importância da escola como um espaço de convivência e o papel das políticas públicas em garantir o acesso igualitário ao ensino de qualidade. Ao final da fala, houve espaço para questionamentos e comentários. Os interessados em assistir à Aula Magna podem conferir a gravação da mesma neste link. O material conta com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pelo servidor Thiago Rafael Mazzarolo, da Universidade Federal do Paraná – Campus Toledo.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.