Campus Pitanga encerra participação na Olimpíada de História do Brasil com resultado inédito – Campus Pitanga

A Equipe Berta Lutz, composta pelas estudantes Sabrina Oliveira, Jennifer Ptelak e Maria Helena Dal Santos, sob a orientação do professor Celso Fernando Claro chegou à 6ª Fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Trata-se do melhor desempenho do Campus Pitanga no evento, que garantiu ao time uma colocação entre os 25 melhores do estado do Paraná e os 2000 melhores do Brasil.

“Todos nós, servidores, ficamos muito felizes e orgulhosos com o resultado, que é fruto da dedicação e do esforço das estudantes. Espero que ele sirva de incentivo para que elas alcem voos ainda mais altos”, afirma o professor Celso. A Olimpíada Nacional de História do Brasil é promovida anualmente pela Universidade de Campinas (Unicamp). A edição de 2020 teve início em setembro e foi realizada em formato online devido à pandemia do corona vírus.

Ao longo das diferentes fases da competição, as equipes trabalharam com a análise de fontes históricas diversas (jornais, fotografias, documentos oficiais, músicas, etc), além de executarem tarefas que envolviam a produção de textos e a confecção de imagens. “Foi um processo bastante divertido e que nos permitiu conhecer mais sobre a História de nosso país e também sobre a área de conhecimento científico”, explica a estudante Sabrina Oliveira.

A equipe foi a única representante do Campus Pitanga a participar da competição deste ano. O nome do time é uma homenagem à cientista, política e militante feminista Berta Lutz (1894-1976). “Escolhemos homenagear uma mulher que atuou pela construção de um Brasil mais justo, igualitário e que utilizava a ciência e a educação como ferramentas para a construção de um futuro melhor”, assinalou Jennifer Ptelak.

A equipe não conseguiu figurar entre as medalhistas do evento, contudo, o resultado foi encarado de forma bastante positiva pelas competidoras, conforme destaca Maria Helena Dal Santos. “Aprendemos muito ao longo de toda a Olimpíada. Levaremos a experiência desse momento para o resto de nossas vidas”.