Campus Pitanga produz álcool gel para atender à comunidade local – Campus Pitanga

Campus Pitanga produz álcool gel para atender à comunidade local

Entrega de produtos ao prefeito

Desde o início do período de isolamento social, o Campus Pitanga tem participado ativamente da luta contra o novo corona vírus. Nas últimas semanas, entrou em operação o projeto “Produção de álcool gel antisséptico para uso profilático no combate ao COVID-19”, que uniu esforços de servidores, estudantes, comunidade e poder público locais. Hoje (08/05), o campus entregou 50kg de álcool gel à Prefeitura Municipal, referentes à primeira remessa da produção.

“Nosso objetivo é fabricar 500 kg de álcool gel. Visamos atender especialmente aos servidores públicos das áreas de saúde e segurança, que estão atuando na linha de frente dessa batalha”, explica o professor Jovane Santana Silva, coordenador do projeto. A iniciativa do foi contemplada por um edital do IFPR voltado exclusivamente para ações de combate ao covid-19 e recebeu um financiamento de R$ 4.996,50 para sua execução. O Campus Pitanga estima que até 700 pessoas poderão ser beneficiadas pela produção local.

A fabricação do álcool gel vem sendo realizada nas dependências do Laboratório de Química Orgânica do campus, o qual foi adaptado para atender às demandas do projeto. Para o diretor-geral, professor Márcio Gonçalves dos Santos, a iniciativa é importante tanto por auxiliar na proteção ao novo corona vírus, quanto por destacar o papel do IFPR junto à sociedade. “Em um momento como esse, nossa participação se faz primordial. Esperamos, por meio dessa iniciativa, fomentar o desenvolvimento científico e fortalecer o diálogo com a população”, afirma.

De acordo com a vice-coordenadora do projeto, professora Cassiana Kissel, a parceria com a Prefeitura de Pitanga foi fundamental para o sucesso da iniciativa. “O município nos auxiliou na aquisição dos insumos necessários para a fabricação do álcool gel e, agora, realizará a distribuição do produto por meio da Secretaria de Saúde”, explica. O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, elogiou a iniciativa: “A demanda por álcool gel cresceu nos últimos meses. Assim, o projeto do IFPR irá auxiliar em muito o trabalho dos servidores da saúde e é parte de uma parceria importante que tem rendido belos frutos”.

A equipe responsável pelo projeto reúne ainda os professores Angélica Hrysyk, Márcio Gonçalves dos Santos, Daniel Rottella Cocco e Felipe Fernandes Borges; e os técnicos laboratoriais Daniel Hachiya e Thiago Bellé. Além disso, estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Agroindústria e de Licenciatura em Química também participarão do processo de forma voluntária após uma cuidadosa seleção por parte do campus. Os discentes escolhidos, por exemplo, não estão no grupo de risco ou moram com pessoas que se encaixem nesse grupo. Os alunos devem começar a contribuir a partir da próxima semana.

Parcerias com a Comunidade

O projeto do Campus Pitanga fomentou importantes parcerias com instituições do município. Além da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, outras entidades contribuíram com a iniciativa. O Rotary Club de Pitanga Avante doou uma máquina envasadora, que será utilizada no envase do álcool gel. Outra contribuição foi realizada por Vicente Oniczko, produtor local de cachaça, que ofertou 2000 embalagens plásticas. A Gráfica Avenida, por sua vez, ofereceu a impressão dos rótulos informativos.

Devido à boa recepção da iniciativa, o Campus Pitanga já está desenvolvendo um novo projeto: trata-se da fabricação de 1000 litros de sabonete líquido para doação à população local. O objetivo do campus é estimular a prevenção ao novo corona vírus por meio da higienização das mãos. A ação conta com o apoio do Rotary Club de Pitanga Avante – que auxiliará na aquisição dos insumos e maquinário destinados à produção do sabonete líquido – e busca também novas parcerias.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Márcio Gonçalves dos Santos e Assessoria de Comunicação do Município de Pitanga.