Campus Pitanga promove formação voltada à participação discente no Conselho de Classe – Campus Pitanga

Nas próximas quinta e sexta-feira (16 e 17/09), o Campus Pitanga realizará uma oficina de formação para os estudantes do Curso Técnico em Cooperativismo, com o objetivo de capacitá-los para uma participação mais efetiva nos Conselhos de Classe promovidos pela instituição. Os encontros ocorrerão na parte da manhã, em formato virtual, e serão coordenados por meio de uma parceria entre os professores do curso e a Seção de Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE).

Para proporcionar um melhor desenvolvimento das atividades, as turmas foram divididas em três blocos. A formação se iniciará na quinta-feira, às 08h30min, com a participação dos estudantes do 4º ano. Já na sexta-feira, o mesmo horário será destinado aos discentes do 2º e do 3 Anos. No mesmo dia, a turma do 1º Ano receberá a formação a partir das 10h15min.

De acordo com o coordenador do curso, professor Leandro Delgado, a formação está relacionada a um conjunto de mudanças no modelo de Conselho de Classe, que será testado pela instituição. “Ao longo dos últimos anos, discutimos mecanismos para tornar o Conselho de Classe um espaço democrático e inclusivo, no qual os estudantes podem apresentar demandas, dialogar com os servidores e realizar uma avaliação do andamento do ano letivo. A formação visa informá-los sobre essas mudanças e instruí-los para aproveitar essa oportunidade ao máximo”, explicou.

Além do professor Leandro Delgado, farão parte da formação os professores Luciano Rudnik e Celso Fernando Claro, além do psicólogo do campus Douglas Fernandes, que destacou a importância da participação dos estudantes, tanto na formação, quanto nos Conselhos de Classe. “Uma das missões do IFPR é contribuir para a formação de cidadãos politicamente conscientes e ativos. A mobilização para tomada de decisões que dizem respeito ao cotidiano da turma é o primeiro passo nesse processo”.