Campus Pitanga promove I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais de Pitanga-PR: Solucionando Problemas Locais – Campus Pitanga

Eventos

O regulamento para a Feira de Ciências  foi divulgado. O projeto visa o estímulo à investigação científica com a juventude da cidade.

Um projeto desenvolvido pelo Campus Pitanga com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai promover ações voltadas ao estímulo das vocações científicas, tecnológicas e inovadores no município de Pitanga. A I Feira de Ciências e Tecnologias de Pitanga-Pr: Solucionando Problemas Locais visa identificar potenciais talentos para a pesquisa e inovação. O público alvo são os alunos dos Ensinos Fundamental II (anos finais), Médio e Técnico do município de Pitanga e espera promover a reflexão acerca dos problemas sociais locais e a proposição de soluções inovadoras fundamentadas em áreas das ciências e engenharias.

A realização da I Feira de Ciências de Pitanga-PR: Solucionando problemas Locais propõe estimular a participação feminina, sendo assim, há duas categorias de participação voltadas apenas para meninas. Uma delas para as participantes do 9º ano do Ensino Fundamental e outra para as adolescentes e jovens do Ensino Médio e Técnico. A terceira categoria de participação é livre para todos os alunos dos Ensinos Médio e Técnico. A orientação de projetos na categoria feminina voltada para as alunas do Fundamental II (9° ano) deverá ser realizada, exclusivamente, por professoras/servidoras. Os cinco (5) melhores projetos receberão premiações e bolsas de incentivo financeiro para o desenvolvimento científico. Os alunos premiados receberão doze (12) parcelas no valor de cem reais  (R$ 100,00) durante o ano de 2020 pelo Programa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

O processo de construção e execução da Feira de Ciências é composto por oficinas de formação dos docentes das redes municipal, estadual e federal que tiverem as inscrições aceitas a partir do edital que será lançado em breve. Serão priorizados os trabalhos/projetos propostos/desenvolvidos por grupos de alunos, com orientação de professores e/ou técnicos de diferentes áreas do conhecimento, prioritariamente das áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Astronomia, Robótica e Engenharias. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de banner, cartaz, maquete e protótipos e serão avaliados por uma Comissão, previamente definida, para selecionar os melhores trabalhos de cada categoria de participação.

Além das oficinas preparatórias, a Feira conta com um concurso para a elaboração da logomarca do evento. A divulgação nas escolas começa nos próximos dias e as inscrições acontecerão entre os dias 20/04/2019 a 20/05/2019. O cronograma completo para propor a logotipo pode ser conferido no documento abaixo “Regulamento Para Escolha da Logotipo do Evento”.

Muito mais do que a competição por prêmios de mérito científico e inovador, espera-se que a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Pitanga com o Núcleo Regional de Educação de Pitanga e a Secretaria Municipal de Educação de Pitanga, possa criar espaços de discussão, investigação e produção científica. O projeto da Feira de Ciências, que terá seu evento final no mês de outubro, espera divulgar a cultura científica e valorizar o trabalho docente interdisciplinar através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.  O IFPR afirma, assim, o compromisso com a interação científica na comunidade municipal, promovendo diálogos e intercâmbios institucionais que promovam o compartilhamento de experiências de Iniciação Científica.

São coordenadores do Projeto os docentes do IFPR – Campus Pitanga, profº Dr. Márcio Gonçalves dos Santos, profª Dra. Leila Cleuri Pryjma e o profº Dr. Wesley Renzi.

Regulamento Para a Escolha da Logotipo I FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS DE PITANGA

REGULAMENTO DA I FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS DE PITANGA