Campus Pitanga promove palestra sobre educação antirracista – Campus Pitanga

Campus Pitanga promove palestra sobre educação antirracista

Na próxima terça-feira (19/10), o Campus Pitanga receberá o professor Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para proferir a palestra “Por uma Educação Antirracista: Construindo Estratégias de Efetivação no Brasil”. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), será realizado em formato online, a partir das 19 horas, e transmitido pelo canal do Youtube da instituição.

De acordo com o convidado, a palestra ressalta a importância das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituíram, respectivamente, o ensino de história afro-brasileira e indígena nos currículos escolares brasileiros. “São leis revolucionárias, pois questionam a organização tradicional e propõem uma descolonização do imaginário nacional. Meu objetivo é abordar a importância da efetivação destes dispositivos jurídicos no espaço escolar e oferecer algumas propostas didáticas para uma educação antirracista em sala de aula”, explica o professor Delton.

Para Douglas Alexandre Fernandes, coordenador do Neabi do Campus Pitanga, o evento é voltado especialmente a servidores e estudantes do IFPR, porém, toda a comunidade está convidada a participar. “Parafraseando a professora Angela Davis, em uma sociedade racista, não ser racista é insuficiente, é preciso ser antirracista. Nesse sentido, nós do IFPR, acreditamos que as instituições de ensino, como executoras de politicas públicas, devem contribuir para a construção de debates e práticas antirracistas”.

SERVIÇO

Palestra “Por uma Educação Antirracista: Construindo Estratégias de Efetivação no Brasil”

Convidado: Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe (UEM)

Dia: 19 de outubro de 2021 (terça-feira)

Transmissão: Canal do Campus Pitanga no Youtube

Currículo do convidado

Professor Doutor do Departamento de História e pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Maringá – Paraná.  Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN); Membro do Conselho de Igualdade Racial de Maringá – Paraná (COMPIR); Conselheiro Permanente de Conselho de Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPED) e Conselheiro Consultivo da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Paraná.