Campus Pitanga realiza ações em prol de estudantes atingidos pela pandemia – Campus Pitanga

Campus Pitanga realiza ações em prol de estudantes atingidos pela pandemia

Ao total, 196 cestas básicas foram distribuídas aos estudantes.

Na última semana, duas ações em favor dos alunos de diferentes cursos foram empreendidas pelo Campus Pitanga. A primeira delas foi a distribuição de kits de alimentos, iniciativa que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); enquanto a segunda contemplou o empréstimo de celulares para que discentes em situação de vulnerabilidade social possam acompanhar o Regime Didático Emergencial (RDE). Ao total, 114 estudantes foram beneficiados com as medidas.

O Diretor-Geral do campus, professor Márcio Gonçalves dos Santos, destacou a importância das ações. “A pandemia afetou a vida das famílias de muitos dos nossos estudantes. Por meio dessas iniciativas, buscamos auxiliá-los em um momento de dificuldades. Tais ações reforçam o papel do IFPR junto à comunidade local”, assinalou.

Programa Nacional de Alimentação Escolar

Por meio do PNAE, o Campus Pitanga recebeu 196 cestas básicas compostas por itens da agricultura familiar capazes de proporcionar uma alimentação saudável e balanceada. Entre os produtos, destacam-se frutas, verduras, legumes e carboidratos. Os kits foram distribuídos a 99 estudantes que solicitaram o benefício junto à instituição.

“A partir dessa ação, buscamos atender famílias cujas rendas foram diretamente impactadas pela pandemia. Desenvolvemos toda uma logística para que a entrega dos alimentos fosse realizada de forma segura, atendendo aos critérios do distanciamento social. Além disso, buscamos atender os contemplados que não puderam se deslocar até o campus”, explicou o Diretor de Planejamento e Administração Marcelo Mazzetto, um dos coordenadores da ação.

Para Maria Helena Gardin, estudante do curso técnico em Cooperativismo, a iniciativa é uma demonstração de empatia da instituição para com os discentes. “É um projeto que faz toda a diferença para nós. Neste período, em que todos estamos passando por algumas dificuldades sociais e econômicas, essa ação nos evidencia que não estamos sozinhos. Podemos contar com o IFPR sempre que precisarmos!”

Inclusão Digital

Quinze alunos do Campus Pitanga também foram contemplados com o empréstimo de aparelhos celulares previsto no Programa de Inclusão Digital no contexto da pandemia de covid-19 (Prodigi). Trata-se de uma das ações do projeto, que foi criado pelo IFPR a fim de proporcionar a participação dos estudantes sem acesso a computadores ou internet nas atividades do Regime Didático Emergencial (RDE).

“Por meio dos aparelhos concedidos, os estudantes terão a oportunidade de acompanhar as aulas, dialogar com colegas e professores, e cumprir as atividades escolares. Assim, esperamos garantir um acesso mais igualitário ao novo modelo de ensino”, destacou Jéssica de Almeida Moreira, servidora que coordenou os trabalhos da comissão responsável pelos empréstimos.

Segundo Josiel Galvão, acadêmico do curso de Licenciatura em Química, o benefício chegou em boa hora. “Eu não estava conseguindo acompanhar as atividades. Agora poderei ficar em dia com os conteúdos, melhorar meu rendimento e acompanhar meus colegas durante o RDE”, afirmou o estudante.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Foto: Marcelo Mazzetto