Campus Pitanga realiza o VII IFagroTECH – Campus Pitanga

Campus Pitanga realiza o VII IFagroTECH

No dia 21 de setembro de 2023, o Campus Pitanga promoveu a V Semana da Agricultura Familiar e VII Workshop de Tecnologias Agroindustriais do IFPR Campus Pitanga (IFAgroTECH), que na edição 2023 foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária do município de Pitanga e com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR/PR. O evento teve por objetivo fomentar o diálogo com produtores e pensar soluções acessíveis para gargalos tecnológicos na economia local, além de promover troca de experiências e geração de conhecimentos aplicáveis no dia a dia. Cerca de 300 pessoas, entre comunidade interna e externa, participaram do encontro.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação do Campus Pitanga, Thiago Henrique Bellé, avaliou o resultado do evento como positivo. “A realização do IFagroTECH merece destaque, pois está em sua sétima edição e isso caracteriza como um tradicional evento que impacta no contexto local e regional, complementando a formação de nossos alunos, trazendo conhecimentos para produtores rurais da agricultura familiar e de agroindústrias, além de abrir portas para o conhecimento e a solução para gargalos produtivos. Destaco ainda a realização do evento em parceria, que torna as ações ainda mais fortes”, comentou.

O evento foi realizado nos períodos da manhã e da tarde, e contemplou as palestras: “Cooperativismo e diversificação da pequena propriedade”, de Francieli Grings; “Manejo reprodutivo e inseminação artificial de bovinos de leite”, de César Augusto Hoepers;  “Defensivos agrícolas e seus impactos na saúde”, por Patrícia Ferreira; “Proteção e recuperação de nascentes e fossa anaeróbia”, por Jefferson de Queiroz Crispim; e “Crédito Rural”, por Maurício Antônio de Paiva.

Também houve momento para apresentação dos projetos do IFPR “Aplicação da manufatura aditiva (impressão 3D) no desenvolvimento de metodologias eletroanalíticas para determinações diversas em amostras de águas da região de Pitanga”, coordenado pelo Prof. Diego Pessoa Rocha; e “Desenvolvimento de uma lavadora de garrafas de baixo custo para agroindústria familiar”, do coordenador Daniel Rotella Cocco. Tais projetos envolvem servidores e alunos e são exemplos de ações direcionadas para solução de gargalos produtivos. Ainda houve roda de conversa para conhecimento de outras dificuldades do dia a dia dos produtores. O evento contou ainda com exposição de produtos da agricultura familiar.

O estudante Rafael Rodrigues Toloy Soldan, do curso Técnico em Cooperativismo, participou das atividades e elogiou a iniciativa: “O evento trouxe várias falas com conteúdo interessante e com exemplos práticos, possibilitando que o produtor rural aplique os conhecimentos”, afirmou o discente