Campus Pitanga realiza plantio de árvores – Campus Pitanga

Campus Pitanga realiza plantio de árvores

Nesta terça-feira (21/09), servidores, estudantes e funcionários terceirizados do Campus Pitanga promoveram o plantio de diferentes mudas nas dependências da unidade. A ação fez parte das comemorações alusivas ao Dia da Árvore e teve por objetivo conscientizar sobre a importância da preservação do meio-ambiente. Ao total, onze pessoas participaram da iniciativa, seguindo os protocolos de segurança determinados durante período da pandemia.

Ao todo, oito mudas foram plantadas em diferentes regiões do campus: três exemplares de manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), dois exemplares de Araucária (Araucaria angustifolia), e um exemplar das seguintes espécies – Ipê-amarelo (Handroanthus albus), Tungue (Vernicia fordii), Corticeira (Erythrina speciosa). A maioria das espécies selecionadas para a iniciativa é nativa do Estado, de modo que muitas são símbolos da biodiversidade paranaense.

Para o diretor do campus, professor Márcio Gonçalves dos Santos, o plantio das mudas é um importante investimento que dará resultados significativos no futuro. “Além de embelezar o local, as futuras árvores também oferecerão sombra, melhorarão a qualidade do ar no local e poderão despertar a consciência ambiental de nossos discentes e servidores”, afirmou.

A estudante Rachel Capelari, do curso de Tecnologia em Agroindústria, salientou a importância da ação: “Penso nessas árvores como um presente para os futuros alunos do campus. Espero que elas se tornem um elemento que ajude a construir a identidade do local”. Além dela, as estudantes Emily dos Santos e Marlene Oliveira Santana também participaram do plantio, representando os cursos de Cooperativismo e a Pós-Graduação em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica.

Entre as espécies escolhidas para o plantio, destaca-se a Araucária, árvore-símbolo do Paraná e conhecida por seu fruto, o pinhão. Além de fazer referência ao estado, trata-se de uma planta ameaçada de extinção e imune de corte. Já as demais espécies são caracterizadas por suas floradas coloridas e oferta de sombra, auxiliando a amenizar a temperatura do ambiente.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira