Campus Pitanga recebe reunião do Território Paraná Centro – Campus Pitanga

Campus Pitanga recebe reunião do Território Paraná Centro

Na última quarta-feira (15/02), o Campus Pitanga abriu suas portas para receber os membros do Colegiado do Território Paraná Centro. No encontro, foram debatidos temas como feiras, novas tecnologias, regularização fundiária e políticas públicas para a agricultura e a agroindústria. Aproximadamente 50 pessoas participaram da reunião.

O Território Paraná Centro é uma organização composta por municípios e entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional através de planejamento e realização de ações. A reunião do colegiado contou com a presença de representantes de prefeituras, sindicatos, cooperativas, entidades diversas, bem como estudantes e servidores do instituto.

Em seu discurso na abertura do evento, o professor Maicon Rogério de Souza, diretor-geral do Campus Pitanga, ressaltou a importância da parceria entre o IFPR e a comunidade regional. “Queremos reafirmar nosso papel junto à sociedade, tanto oferecendo um espaço para debates, quanto propondo projetos que atendam a demandas locais. Encontros como este fortalecem as relações entre nós e os municípios da região”, explicou.

A reunião foi conduzida por Nilson Padilha, assessor territorial do Território Paraná Centro. As atividades compreenderam palestras, grupos de trabalho e rodas de discussão. Como parte das contribuições do IFPR, o estudante Francisco José Cedorak, formando do curso técnico em Cooperativismo, realizou uma apresentação sobre melhorias para a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Para o técnico de laboratório Thiago Bellé, coordenador da Seção de Inovação e Empreendedorismo e representante do IFPR no Território Paraná Centro, a realização do evento foi positiva para o Campus Pitanga. “Receber uma reunião deste porte é uma forma de contribuir com o desenvolvimento regional, caracterizando a inserção do IFPR no contexto local. Através do auxílio no mapeamento de dificuldades e na participação das ações de melhoria e desenvolvimento, gera-se valor frente à sociedade”, assinalou.

Municípios presentes: Pitanga, Mato Rico, Cândido de Abreu, Nova Tebas, Iretama, Santa Maria do Oeste, Guarapuava, Campina do Simão, Laranjal, Boa Ventura de São Roque.

Entidades/organizações presentes: Instituto Federal do Paraná Campus Pitanga; Casa Familiar Rural de Santa Maria do Oeste; Associação das Casas Familiares da Região Sul do Brasil (ARCAFAR SUL); Cooperativa de Cândido de Abreu (COOPERCANDI); Cooperativa Agropecuária Matoriquense (COAMAR); Cooperativa dos Agricultores Familiares de Nova Tebas (COOPERTEBAS); Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) Núcleo Regional de Pitanga; Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná/Pitanga; Associação dos Municípios do Centro do Paraná (AMOCENTRO); Consad Paraná Centro, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PR); e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (SEJUF) – Escritório Regional de Pitanga.