Curso de Agroindústria realiza aulas práticas com alimentos – Campus Pitanga

Curso de Agroindústria realiza aulas práticas com alimentos

Na última semana, os estudantes do 5º semestre curso de Tecnologia em Agroindústria do Campus Pitanga participaram de uma aula prática sobre processamento mínimo de frutas e hortaliças. As ações foram desenvolvidas nos laboratórios da instituição, sob a supervisão da professora Cassiana Kissel e dos técnicos Daniel Hachiya e Thiago Bellé.

“Por meio do processamento mínimo, modificamos os alimentos fisicamente, ao mesmo tempo em que mantemos seu estado fresco. Esses produtos podem ser consumidos imediatamente ou em até 5 dias caso refrigerados”, explica a professora Cassiana. O processo compreende operações que eliminam as partes não comestíveis de frutas e verduras – tais como cascas, talos e sementes – e o corte em tamanhos menores.

Na atividade, os alunos produziram kits de salada pronta (com repolho, repolho roxo, couve manteiga e cenoura) e sopa (contendo moranga, abobrinha verde, batata e chuchu), além de uma bandeja de salada de frutas (incluindo kiwi, morango, mamão e melão). Entre as vantagens do consumo de alimentos minimamente processados, estão a praticidade no preparo de refeições, menor desperdício e maior segurança.

“Além do processamento, que é simples, mas requer cuidados, faremos o levantamento de custos e de valores de mercado. Assim, agregamos não apenas o conhecimento prático, mas também a valorização da cadeia de produção”, assinala a estudante Neiva de Lara. A aula faz parte de um conjunto de atividades práticas de disciplinas do curso que abordam matérias-primas alimentícias, tais como carnes, leites, farináceos e bebidas.