EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROJETO DE PESQUISA “EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CORANTES NATURAIS PARA USO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS” – Campus Pitanga

Os professores Maicon Rogério de Souza e Daniel Rotella Cocco tornam público o presente edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção de Bolsista para o projeto de pesquisa “Extração e caracterização de corantes naturais para uso na indústria de alimentos” contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PIBIC JR, vinculado ao Edital Unificado da pesquisa nº03/2020 – PROEPPI/IFPR.

1 – Do Programa:

1.1 – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Instituto Federal do Paraná (PIBIC JR/IFPR) oferece bolsas, financiadas pelo CNPq e complementadas pelo IFPR, a estudantes do Ensino Técnico.

1.2 – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Federal do Paraná (PIBIC JR/IFPR) visa contribuir para a formação profissional e cidadã de estudantes por meio da sua participação em projetos de pesquisa, através da concessão de bolsas. As atividades são acompanhadas e supervisionadas por servidores da instituição no âmbito de projetos que têm como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

2 – Das Bolsas:

2.1 – O(A) bolsista selecionado(a) receberá até 12 (doze) parcelas no valor de R$ 100,00 (quatrocentos reais) a partir do início do projeto.

2.1.1 – A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do coordenador ou do/a bolsista.

2.1.2 – Em caso do/a estudante ter seu vínculo com o IFPR interrompido será convocado/a o/a próximo/a estudante da lista de classificação.

2.1.3 – O recebimento da bolsa não gera qualquer vínculo empregatício entre estudante e IFPR/Agência de Fomento.

2.2 – O número de parcelas e o valor das bolsas estão condicionados à disponibilidade orçamentária.

3 – Da inscrição:

3.1 – São pré-requistos para inscrição:

3.1.1 Ser estudante do IFPR, regularmente matriculado no Curso Técnico Integrado em Cooperativismo;

3.1.2 Não possuir vínculo empregatício e não ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFPR ou de qualquer outra instituição;

3.1.3 Não possuir relação de parentesco de até 2° grau com o orientador;

3.1.4 Possuir frequência igual ou superior a 75%.

3.1.5 Ter disponibilidade para cumprir carga horária de 4 horas semanais.

3.1.6 Ter participado anteriormente do projeto na condição de bolsista e/ou voluntário.

3.2 As inscrições poderão ser realizadas entre 16:00 do dia 30 de setembro e 12:00 do dia 01 de outubro através do e-mail: maicon.souza@ifpr.edu.br. O e-mail de inscrição deverá informar o nome completo do candidato, telefone e uma cópia do histórico escolar (obtido diretamente no SIGAA).

4 – Da seleção:

4.1 – A avaliação ocorrerá no dia 01 de outubro de 2020 e considerará o histórico escolar dos inscritos.

4.2 – Para fins de avaliação serão computados os conceitos obtidos nos componentes curriculares Biologia, Física, Matemática e Química.

CONCEITO PONTUAÇÃO
A 5,0
B 3,0
C 1,0

4.3 – Serão utilizados os seguintes critérios de desempate: maior número de conceitos A, maior número de conceitos B e maior número de conceitos C.

4.4 – A avaliação da prova será realizada pelos professores Maicon Rogério de Souza e Daniel Rotella Cocco.

4.5 – O acesso à internet é de responsabilidades dos candidatos.

5 – Do Resultado e Preenchimento da Vaga:

5.1 – O resultado final deste edital será divulgado no dia 01 de outubro de 2020 e apresentará a ordem de classificação dos 5 (cinco) primeiros colocados.

5.2 – O preenchimento da vaga se dará seguindo, rigorosamente, a ordem de classificação do edital do resultado.

5.3 – O estudante selecionado deverá entregar até às 12:00 do dia 02 de outubro de 2020 toda a documentação solicitada na Chamada Interna Específica N°03 (disponível em: https://sei.ifpr.edu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?yPDszXhdoNcWQHJaQlHJmJIqCNXRK_Sh2SMdn1U-tzME7W_ZeKOYDZkQQ3tb-sLaJahiOmGyZdZMFQo73-x1IldaXsNfRdbMDBqt-wxipNi2Biotrzn1Ph0O9soe4xZ9).

5.3 – Caso o estudante selecionado não realize a entrega dos documentos na data e horário estipulados será desclassificado e será realizada a convocação do próximo classificado que terá que realizar o envio da documentação até às 16:00 do mesmo dia.

6 – Cronograma

Etapa Data
Inscrições 30 de setembro até às 12:00 do dia 01 de outubro de 2020
Processo de seleção 01 de outubro de 2020
Resultado final 01 de outubro de 2020
Entrega de documentos 02 de outubro

*O original encontra-se assinado.