Equipe conquista melhor desempenho do Campus Pitanga em Olimpíada de História – Campus Pitanga

Equipe conquista melhor desempenho do Campus Pitanga em Olimpíada de História

A equipe Polaris, composta pelas estudantes Sabrina Oliveira, Giulia Mezzaroba e Ana Eduarda Stocki, sob a orientação do professor Celso Fernando Claro, chegou à 6ª Fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). O time do Campus Pitanga obteve uma pontuação elevada, figurando entre os 1800 melhores do país, e alcançando sua melhor participação no evento.

“É a nossa segunda participação consecutiva com um resultado expressivo. Isso é fruto da dedicação de nossas estudantes, que trabalharam com dedicação para cumprir cada uma das etapas da competição”, afirmou o professor Celso. A ONHB é promovida anualmente pela Universidade de Campinas (Unicamp). A edição de 2021 foi realizada em formato digital devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia.

A Olimpíada contou com atividades como análise de documentos (autos de processos, jornais, músicas, imagens, etc) de diferentes momentos da História do Brasil, transcrições de fontes históricas e a organização de uma curadoria virtual sobre o Bicentenário da Independência. “A ONHB trouxe uma grande variedade de atividades que exigiram muito estudo e dedicação, mas que também nos proporcionaram momentos bastante divertidos”, assinalou a discente Sabrina Oliveira.

A equipe Polaris foi a única representante do Campus Pitanga na competição. O nome escolhido faz referência à Estrela Polar. “É uma estrela bastante brilhante que, ao longo da História, foi utilizada como referência para guiar os navegadores. Vimos como uma metáfora para representar a nossa vontade de alcançar um bom desempenho na competição”, explicou a aluna Ana Eduarda Stocki, que participou da ONHB pela primeira vez.

Apesar do bom resultado, a equipe não conseguiu figurar entre as medalhistas do evento. Isso, porém, não desanimou as competidoras, conforme destaca Giulia Mezaroba, também estreante na Olimpíada. “Todo o processo foi um grande aprendizado. Queremos muito trazer uma medalha para o campus, por isso, vamos utilizar nossas experiências para nos prepararmos melhor para o próximo ano”.