Estudante do Campus Pitanga recebe prêmio em evento científico – Campus Pitanga

Estudante do Campus Pitanga recebe prêmio em evento científico

Samira Alarcon, discente do 4º ano do curso de Cooperativismo do Campus Pitanga, foi premiada na categoria “Jovem Pesquisador” pelo II Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia Online (Concaf). O trabalho, intitulado “Análise in silico da Buteína” foi escolhido como o melhor entre os projetos apresentados por estudantes com até 18 anos de idade que participaram do evento. A pesquisa busca avaliar como o composto químico conhecido por Buteína pode ser empregado no desenvolvimento de medicamentos utilizados no combate ao câncer.

A categoria “Jovem Pesquisador” foi criada este ano justamente após as apresentações de projetos desenvolvidos pelo Campus Pitanga na edição anterior do evento, de modo que a láurea recebeu o nome do professor Maicon Rogério de Souza, que orienta a estudante premiada. O Concaf reúne uma série de pesquisadores renomados do Brasil e do mundo, sendo um dos mais importantes congressos científicos da área de farmácia.

“Fiquei muito feliz em receber o prêmio. O reconhecimento de nosso trabalho é muito importante para o campus e para o projeto. Espero incentivar mais alunos a participarem de eventos e projetos de iniciação científica”, assinalou Samira, que já participou de diversas ações de pesquisa ao longo de sua trajetória acadêmica. O trabalho laureado, por exemplo, é fruto de um projeto que vem sendo desenvolvido pelo Campus Pitanga desde 2020.

Para o coordenador da iniciativa, professor Maicon Souza, os resultados são a prova do diferencial do ensino ofertado pelo IFPR. “Os resultados que obtivemos até o momento foram bastante animadores e nos garantiram recursos importantes para continuarmos com as pesquisas. Atualmente, contamos com sete bolsistas entre estudantes dos ensinos médio e superior e adquirimos novos equipamentos. Ficamos muito felizes em poder auxiliar a comunidade”, afirmou.