Estudantes do Campus Pitanga participarão de evento científico internacional – Campus Pitanga

Estudantes do Campus Pitanga participarão de evento científico internacional

As discentes Samira Pauluk Alarcon e Vitória Rezende Kurita, do curso técnico em Cooperativismo, apresentarão trabalhos no I Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia (Concaf), que será realizado online entre os dias 15 e 18 de setembro. As alunas fazem parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Aplicada à Agroindústria, atuando no projeto “Análise farmacológica e toxicológica In Silico de Chalconas e Policetídeos” sob a orientação dos professores Maicon Rogério de Souza, Daniel Rotella Cocco e Fernando Ruy.

Ambos os trabalhos buscam identificar compostos com atividades biológicas com possíveis aplicações no desenvolvimento de novos medicamentos. Através do uso de programas de computador, os estudos identificaram, por exemplo, que um composto chamado buteína pode prevenir ou combater o desenvolvimento de tumores e células malignas.

Vitória, que apresentará o trabalho “Análise farmacológica e toxicológica in silico de Policetídeos” na modalidade e-pôster, declarou estar animada com a possibilidade de compartilhar conhecimentos com outros pesquisadores. “Eu espero que eu possa aprender com o evento do mesmo jeito que venho aprendendo com o projeto. Vai ser interessante já que eu nunca participei de algo assim”.

Samira, por sua vez, apresentará o trabalho “Estudo in silico da atividade antineoplásica da buteína” na modalidade oral. “Considero que o estudo tem grande importância na área da Farmácia, tanto pelo método de pesquisa como pela possibilidade de identificação de compostos que poderão dar origem a novos produtos na indústria farmacêutica. O congresso será uma ótima experiência que trará novos conhecimentos e ideias para continuidade do projeto”, explicou a estudante.

Para o professor Maicon Rogério de Souza, a participação em um evento de caráter internacional é motivo de alegria. “O Concaf reunirá muitos pesquisadores importantes da área, o que vai proporcionar um valoroso diálogo para nossas estudantes. O incentivo à participação em eventos acadêmicos é parte importante do compromisso do IFPR com o desenvolvimento da pesquisa científica”, afirmou.

O I Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia está sendo organizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). De acordo com o jornalista Severino Lopes, trata-se de um evento científico cujo objetivo é estimular a “continuidade dos estudos e atualizações de caráter técnico-científico na área de Farmácia”. Devido à pandemia, o evento será realizado em formato online, contando com transmissão pela internet.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira e Maicon Rogério de Souza.