IFAgroTech e IFTech ampliam debates sobre inovação no Campus Pitanga – Campus Pitanga

IFAgroTech e IFTech ampliam debates sobre inovação no Campus Pitanga

Dois eventos voltados ao desenvolvimento de tecnologias para a produção rural agitaram o Campus Pitanga na última semana. Entre os dias 3 e 4 de novembro, a instituição promoveu a quarta edição do IFAgroTech (Workshop de Tecnologias Agroindustriais) e a sexta edição da IFTech (Feira de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná). Os encontros, realizados em formato virtual, reuniram servidores, alunos, membros de cooperativas e pequenos produtores da região.

Em sua fala de abertura dos eventos, o diretor-geral do campus, professor Márcio Gonçalves dos Santos, destacou a importância do IFPR atuar junto à população local mesmo que à distância. “Apesar do isolamento social, mantemos nosso diálogo com a comunidade por meio dos trabalhos científicos, projetos de pesquisa e ações para os alunos em situação vulnerável. Os servidores continuam trabalhando arduamente para que a instituição cumpra com seu papel social”, afirmou.

Os eventos também contaram com a participação do reitor do IFPR, professor Odacir Zanatta e do diretor de relações internacionais do IFPR e idealizador do IFTech, professor Cleber Serafin. Ambos assinalaram a importância dos eventos na difusão dos debates sobre tecnologia por todo o estado do Paraná, incentivando novas pesquisas e despertando os interesses dos estudantes pela área.

IFAgroTech aborda produção leiteira

Com o tema “Boas Práticas e Qualidade na Produção de Leite”, o IFAgroTech foi prestigiado por aproximadamente 600 pessoas que assistiram a transmissão do evento em tempo real ou pela página do campus no Facebook. A primeira atração do evento foi a apresentação de dois projetos científicos desenvolvidos pelo Campus Pitanga nas áreas da pequena produção agrícola e industrial: “Avaliação da qualidade do mel comercializado em diferentes municípios brasileiros” e “Síntese de cerveja incorporando produtos regionais – avaliação físico-química e sensorial”, coordenados pela professora Angélica Hrysyk.

“O IFPR precisa estar conectado à realidade local. Por isso, trabalhamos com dois produtos que já tradicionais na região de Pitanga, buscando encontrar formas de melhorar a qualidade dos mesmos. Isso pode oferecer novas perspectivas econômicas à agricultura familiar”, explicou a pesquisadora. O primeiro projeto já se encontra em fase de conclusão, enquanto o segundo começou a ser desenvolvido recentemente. As iniciativas envolvem estudantes do campus.

Na sequência, foi realizado um debate sobre qualidade na produção de leite, o qual contou com a participação da professora Ana Radis, do IFPR Irati, e do veterinário Paulo Hiroki. As discussões foram mediadas pelo professor José Hugo Leite Júnior e abordou o impacto de diferentes tecnologias na obtenção, envasamento e conservação do alimento. Além disso, ambos destacaram a importância do bem-estar animal para se garantir uma produção de qualidade, assim como a necessidade de se estabelecer laços com as famílias de pequenos agricultores dedicados à atividade.

IFTech debate gestão do conhecimento e inovação

Mais de 600 pessoas visualizaram a transmissão do IFTech do Campus Pitanga, tanto em tempo real, quanto assistindo à gravação disponível na página do Facebook da instituição. O evento contou com a participação especial da servidora Ana Muritiba, representante do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR, que destacou a importância da continuidade dos eventos científicos em formato online.

Na ocasião, foram apresentados dois projetos de pesquisa coordenados pelo professor Maicon Rogério de Souza: “Análise farmacológica e toxicológica in silico de chalconas” e “Extração e caracterização de corantes naturais para uso na indústria de alimentos”. O primeiro deles apresenta grande potencial para aplicações na indústria farmacêutica; já o segundo, volta-se para a indústria de alimentos.

“Os projetos são fundamentais para que possamos despertar o interesse dos alunos para as diferentes vertentes tecnológicas que existem. Além disso, por meio do envolvimento dos estudantes, rompemos com a ideia de que a ciência é algo distante, restrito aos grandes centros, contribuindo assim para a democratização dos debates”, analisou o professor Maicon.

Após as apresentações, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Gestão do Conhecimento e Inovação”, mediada pelo professor José Hugo Leite Júnior. Na ocasião, a engenheira Daiane de Genaro Chiroli, o administrador Gutemberg Ribeiro e o químico Guilherme Turcatel Alves tomaram parte nos debates. Entre os temas discutidos, estavam a relação entre tecnologias e demandas sociais, o e-commerce, a presença de aplicativos no cotidiano e inovações nas áreas de ensino.

Evento tem impacto positivo

Apesar do distanciamento social, o evento contou com a participação de um grande público, que tanto prestigiou as transmissões, quanto interagiu com os apresentadores por meio de comentários. “Esse é um saldo bastante positivo, pois demonstra que conseguimos manter nosso diálogo com a comunidade apesar do período atípico que vivemos. Os eventos de tecnologia do Campus Pitanga permanecem sendo um espaço para o diálogo, a troca de ideias e a inovação”, avaliou o professor Clayton Pereira, organizador das edições do IFTech e do IFAgroTech de 2020.