IFPR Pitanga e NRE discutem ampliação do xadrez na rede de educação – Campus Pitanga

IFPR Pitanga e NRE discutem ampliação do xadrez na rede de educação

Representantes do IFPR Campus Pitanga se reuniram no Núcleo Regional de Educação de Pitanga. A reunião contou com a presença do Secretário de Esportes Elizeu Vaz, Secretário da Educação Alfredo Luiz Schavaren, da Coordenadora de Educação Física e Jogos Escolares do NRE-Pitanga Vera Lúcia Puretz, do Professor Valdir Machado Guimarães, do Técnico de Informática João Emanuel Costa de Oliveira, do Assistente Técnico do NRE-Pitanga José Cliceu Calux, do Professor do IFPR Clayton Pereira de Sá e dos alunos Alexandre Lima e Karolina Schon.
O objetivo foi tratar de possíveis projetos vinculados ao xadrez no município de Pitanga. Como tais, a implantação do Xadrez na fase dos jogos municipais; a formação de uma equipe para ensinar o esporte em todas as escolas estaduais do meio urbano e rural; e consequentemente, a formação de um Clube de Xadrez no município, assim como foi proposta a ideia de se ofertar uma oficina de capacitação para os professores de Educação Física e Matemática da rede estadual. Pois, é fato que o xadrez auxilia na formação do raciocínio lógico e no desenvolvimento do espírito competitivo daquele que o pratica, sendo assim é uma importante ferramenta de ensino que deve ser valorizada.
Essa parceria é de grande importância para unir o projeto de pesquisa e extensão do IFPR com a comunidade pitanguense, razão pela qual os integrantes do IFPR agradecem ao Núcleo Regional de Educação, a Prefeitura e os demais envolvidos pelo apoio.