II Encontro do Neabi mobiliza o Campus Pitanga – Campus Pitanga

II Encontro do Neabi mobiliza o Campus Pitanga

Nos últimos dias 27 e 28, o Campus Pitanga recebeu a comunidade local para o II Encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. O evento, que nesta edição teve como tema central “Territorialidade e Cidadania”, contou com palestras, debates e apresentações culturais. Aproximadamente 200 pessoas participaram das atividades, que contaram com o apoio do Grêmio Estudantil.

“O evento contribuiu para reflexões importantes referentes às populações afro-brasileiras e indígenas. A participação de estudantes, servidores, pais e responsáveis foi expressiva e demonstrou toda a potencialidade do Neabi-Pitanga como mobilizador de discussões relevantes para a nossa comunidade acadêmica.”, afirma o servidor Douglas Alexandre Fernandes, representante do Neabi-Pitanga.

A abertura do evento ocorreu na manhã de quarta-feira (27/09), com a palestra “Literatura Infanto-Juvenil e a Lei 10.639/09: Práticas em Sala de Aula”, do professor Dejair Dionísio (Unicentro). Na fala, ele abordou como o trabalho com obras de escritores afro-brasileiros pode auxiliar na formação de cidadãos antirracistas. A apresentação foi marcada por grande interação com o público, que pôde participar da leitura de trechos de livros para reflexão.

Em um segundo momento, foi realizada uma mesa-redonda com membros do Neabi, na qual professores e técnicos apresentaram projetos de pesquisa desenvolvidos no campus que trabalham com temáticas afro-brasileiras e indígenas. Os servidores assinalaram a importância da pesquisa científica e do engajamento dos estudantes em projetos dessa natureza.

No período noturno, ocorreu a palestra “A Colônia Afro-Brasileira de Curitiba no Centenário da Abolição”, da professora Ana Crhistina Vanali (Faculdade da Indústria-SESI). A convidada trabalhou sobre um monumento curitibano que homenageia personalidades negras da cidade, proporcionando discussões sobre a preservação da memória local. Ao final, foram realizados sorteios de livros.

Na manhã de quinta-feira (28/09), o Campus Pitanga recebeu o Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot para uma série de atividades. Os professores Cristiane Laureth e Everton Carneiro Cipriano proferiram a palestra “Aspectos Históricos e Culturais da Terra Indígena Ivaí e Reflexões sobre a Educação Escola Indígena”, tratando das particularidades desse modelo.

As atividades matutinas prosseguiram com uma série de ações preparadas pelos convidados, incluindo uma oficina de pintura indígena e uma exposição de artesanato. Na sequência, foi apresentada a peça teatral “Origem dos Povos Indígenas: Os Guerreiros Kamé e Kairu”. Houve ainda momentos de confraternização, com rodas de conversa e um café da manhã.

No período da noite, o professor Alexsandro Pereira de Souza (UEL) realizou a palestra “Relações Raciais no Brasil”, no qual ele debateu questões como identidade, racismo e formação histórica da população brasileira. A fala foi seguida por um debate com participação do público presente.

Para os membros do Neabi-Pitanga, o saldo do evento foi bastante positivo. “Tivemos muito aprendizado e engajamento nos dois dias de evento. As atividades desenvolvidas foram muito importantes para fortalecer respeitar o próximo e compartilhar conhecimentos sobre as tradições afro-brasileiras e indígenas.”, diz a estudante Ingrid Silva, representante discente junto ao grupo.