Laboratório Virtual de Xadrez do IFPR organiza torneio online – Campus Pitanga

Laboratório Virtual de Xadrez do IFPR organiza torneio online

Estão abertas até o dia 26 de abril as inscrições para o 1º Torneio do Laboratório Virtual de Xadrez do IFPR. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link. A competição será realizada no próximo dia 29, das 19 às 21 horas, por meio das plataformas digitais Lichess e Zoom. Além de estudantes e servidores, toda a comunidade está convidada a participar do evento. Mais informações podem ser encontradas no Instagram do Laboratório.

A iniciativa – que está sendo organizada por docentes dos campi Pitanga, Telêmaco Borba e Paranaguá – contará com quatro categorias: Estudante Feminino, Estudante Masculino, Servidor IFPR e Convidado. “Nosso objetivo é popularizar o xadrez, apresentando suas potencialidades como forma de aprendizado, desenvolvimento intelectual e lazer”, explica o professor Luiz Ricardo Lima, do Campus Telêmaco Borba.

Para o docente Clayton Pereira de Sá, do Campus Pitanga, o xadrez é uma ferramenta importante tanto para o desenvolvimento de habilidades por parte dos estudantes, quanto para prepará-los para o mercado de trabalho, pois há uma tendência no mundo corporativo de utilizar o esporte na identificação de competências de candidatos a vagas de emprego. “O xadrez é um esporte para treinar estratégias, raciocínio e foco. É uma forma importante para desenvolver o cérebro humano, envolvendo conceitos matemáticos e concentração”.

A adoção do formato virtual é avaliada de forma positiva pelos coordenadores da ação, uma vez que a pandemia aumentou o interesse pela prática do xadrez em plataformas digitais. “Trata-se de um esporte que contribui na formação dos estudantes, pois desenvolve o raciocínio lógico-matemático de uma forma lúdica e divertida. Além disso, diminui transtornos de stress, hiperatividade e déficit de atenção. A possibilidade de praticar esse jogo à distância, pela internet, fez crescer a quantidade de praticantes”, destaca o professor Valério Brusamolin, do Campus Paranaguá.

O torneio de xadrez faz parte de um conjunto de ações elaboradas pelo Laboratório Virtual de Xadrez do IFPR, que incluem também palestras e oficinas sobre o esporte. O grupo surgiu em 2021, a partir de uma parceria iniciada entre docentes que divulgavam o xadrez em seus respectivos campi. O Laboratório funciona como um espaço de integração, procurando fortalecer a cultura do esporte nas diferentes unidades do IFPR.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

1º Torneio do Laboratório Virtual de Xadrez do IFPR

Inscrições: De 19 a 26 de abril, por meio do formulário.

Data de realização: 29 de abril, das 19 às 21 horas, pelo site www.lichess.org

Público-alvo: Estudantes, servidores, comunidade acadêmica e jogadores de xadrez em geral.

Regras da competição: