Nome de prêmio para jovens cientistas homenageia professor do Campus Pitanga – Campus Pitanga

Nome de prêmio para jovens cientistas homenageia professor do Campus Pitanga

O II Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia (CONCAF) homenageará o professor Maicon Rogério de Souza, servidor do Campus Pitanga, utilizando seu nome para batizar um prêmio destinado ao melhor trabalho desenvolvido por jovens pesquisadores de até 18 anos de idade. A escolha se deve aos esforços do docente para fomentar a pesquisa científica entre os estudantes do ensino técnico. De acordo com a organização do evento, o objetivo é incentivar a formação de novos talentos na área.

“Fiquei muito satisfeito com a homenagem prestada pelos organizadores do II CONCAF e por poder divulgar um pouco do trabalho desenvolvido em nossa instituição, principalmente num momento em que estamos realizando atividades remotas. É uma forma de lembrar à sociedade que continuamos trabalhando intensamente, mesmo afastados da sala de aula”, explicou o homenageado. É a primeira vez que o evento realizará a entrega de um prêmio para jovens cientistas.

Em 2020, o professor Maicon participou do I CONCAF por meio da submissão de dois trabalhos desenvolvidos com as estudantes Samira Pauluk Alarcon e Vitória Rezende Kurita, do curso técnico em Cooperativismo. As discentes integram o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Aplicada à Agroindústria e atuam no projeto “Análise farmacológica e toxicológica In Silico de Chalconas e Policetídeos”, que também conta com a participação dos docentes Daniel Rotella Cocco e Fernando Ruy e da aluna Kelly Caroline de Lara.

Para o professor Maicon, o reconhecimento atesta a importância do desenvolvimento de pesquisas científicas pelo IFPR. “Trata-se de um prêmio destinado a pesquisadores com menos de 18 anos e esse é um dos diferenciais oferecidos por nossa instituição. Os estudantes podem se tornar pesquisadores desde o 1° ano, através da participação em projetos de pesquisa, extensão e inovação em diferentes áreas, inclusive recebendo bolsas. Esse diferencial reflete positivamente na formação de nossos discentes”, assinalou o servidor, que é responsável por disciplinas nos cursos técnico, de graduação e pós-graduação do Campus Pitanga.

Seguindo as regras de distanciamento social necessárias durante a pandemia, o II CONCAF acontecerá em formato online, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2021. O evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes das ciências farmacêuticas e áreas correlatas, como Química, Física e Biologia. Além das apresentações de trabalhos, haverá palestras e mesas de debate com autores renomados da América Latina e Europa.