Técnico Em Alimentos – Campus Pitanga

 Técnico Em Alimentos

Atualizado em

Copiado!

Apresentação

O Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio busca romper a tradicional formação profissional voltada apenas para o mercado de trabalho. Em vez disso, adota uma abordagem que abraça tanto as dimensões técnica quanto humana.

Ao valorizar a iniciativa, liderança, trabalho em equipe e espírito empreendedor, a proposta educacional almeja proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente do mundo do trabalho. Isso é feito considerando as perspectivas de diversos atores, como trabalhadores, empresários, consumidores, poder público e a sociedade em geral.

O currículo proposto incorpora, de maneira integrada, conteúdos relacionados ao mundo do trabalho e à prática social dos estudantes, levando em consideração os conhecimentos de diversas áreas e o arranjo produtivo local.

O Técnico em Alimentos será habilitado para:

  • Coordenar, conduzir, dirigir e executar o processamento e a conservação de matérias-primas, ingredientes, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, da agroindústria e do comércio de alimentos.
  • Realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de controle de processos.
  • Implantar e coordenar procedimentos de segurança de alimentos em programas de garantia e controle da qualidade.
  • Supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos, controlando e corrigindo desvios nos processos manuais, automatizados e indústria 4.0.
  • Aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.
  • Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos.
  • Promover assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos, equipamentos e maquinários.

Para atuação como Técnico em Alimentos, são fundamentais:

  • Conhecimentos e saberes relacionados ao processamento e à conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas.
  • Conhecimentos e saberes relacionados às transformações químicas, bioquímicas e físicas dos alimentos, à realização de análises laboratoriais e sensoriais, à gestão de sistemas de controle, garantia da qualidade e segurança de alimentos, à visão global dos processos de produção manual, automatizado e indústria 4.0, à responsabilidade técnica, às normas técnicas.
  • Conhecimentos e saberes relacionados à liderança de equipes e tomada de decisões, à capacidade de adaptação a novos ambientes e situações, à atitude profissional, à postura ética, à proatividade, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos.

TURNO: Matutino

DURAÇÃO: 4 anos

CARGA HORÁRIA: 3600 h

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: Clique aqui

PLANOS DE ENSINO: Clique aqui

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.