Projeto do Campus Pitanga leva arte à casa dos estudantes – Campus Pitanga

Projeto do Campus Pitanga leva arte à casa dos estudantes

A primeira imagem utilizada nos debates do grupo foi produzida pelo professor Rafael Schultz

Em tempos de pandemia, a arte pode ser um importante meio para auxiliar a preservar nossa saúde mental. Pensando nessas qualidades, o Campus Pitanga lançou na última quinta-feira (14/05) o projeto “Fique em casa. Qual casa? Diálogos artísticos na quarentena”. A iniciativa utiliza diferentes expressões artísticas para promover o bem-estar de estudantes, servidores e comunidade local por meio de interações online.

Os interessados em participar da ação devem se inscrever no grupo do projeto no Facebook . Às segundas e quintas-feiras, será postada uma imagem-tema para iniciar os diálogos, de modo que todos os membros podem contribuir com as discussões. Tais colaborações são livres, e podem incluir fotografias, desenhos, poesias, relatos e outras modalidades de expressão.

Para o professor Rafael Schultz, coordenador da iniciativa, os benefícios do debate por meio da rede social são diversos. “A arte pode aliviar a ansiedade e as tensões do momento, além de proporcionar discussões, despertar nossa empatia e fornecer reflexões. Trata-se de uma ferramenta bastante interessante para atravessarmos um momento tão difícil”, explica.

O grupo foi bem recebido pela comunidade do Campus Pitanga. Até o último domingo (17/05), a página já contava com aproximadamente 70 membros, enquanto a primeira postagem reuniu mais de 20 interações, como diálogos e compartilhamentos de textos e imagens. De acordo com a estudante Heloysa Marçal, o projeto é um suspiro em meio à quarentena. “Estou bastante animada para as próximas provocações feitas no grupo. Acredito que essa é uma maneira de esquecer um pouco a realidade que estamos vivendo e incentivar o diálogo artístico com outros”, afirmou a aluna.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira