Plano de Gestão do IFPR é aprovado pelo Consup – Instituto Federal do Paraná

Plano de Gestão do IFPR é aprovado pelo Consup

O Plano de Gestão 2017 do IFPR foi aprovado pelos membros do Consup na última reunião ordinária de 2016, realizada na terça-feira (13), em Curitiba (PR). Este é o documento que vai nortear a execução orçamentária no próximo ano, tendo como prioridade o cumprimento de duas metas: alcançar as projeções de número de estudantes matriculados e de servidores capacitados, definidas em conjunto pelos campi e a Reitoria.

De acordo com o texto do Plano de Gestão 2017, o IFPR deve alcançar 27483 estudantes matriculados em cursos presenciais e a distância em todas as unidades e de 1344 capacitações no próximo ano. “O Plano de Gestão é um documento norteador das ações e metas para o próximo ano; as unidades só poderão executar o que estiver planejado. Caso não, teremos que buscar recursos em outras fontes”, afirma o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paulo Yamamoto.

Para o próximo ano, o Plano de Gestão traz como novidade o alinhamento do orçamento com os eixos estratégicos institucionais, que estão previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2014 a 2018. De acordo com o texto do documento, esse alinhamento “referencia a aplicação de recursos naquilo que foi previamente planejado e validado dentro das unidades, garantindo a excelência no uso do recurso público”. São cinco os eixos estratégicos definidos pelo documento: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Relação com a Comunidade; Gestão e Infraestrutura; Gestão de Pessoas; e Identidade Institucional.

Expectativa

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o Plano de Gestão 2017 foi construído tendo como base os recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2017), aprovado nesta quinta-feira (15) pelo Congresso Nacional. “Se o orçamento vier contingenciado, o Plano de Gestão deverá passar por ajustes. Mesmo assim, as metas serão mantidas”, explica Yamamoto.

Conheça o Plano de Gestão 2017

O Plano de Gestão foi aprovado pela Resolução 39/2016 do Conselho Superior do IFPR. O texto integral do documento pode ser conferido no portal de informações do IFPR, o Portal Info, no link https://info.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/pg-2017-vfinal.pdf.