Polo do IFPR em Araucária dá início às matrículas dos selecionados para cursos Técnicos e  FICs do Programa Autonomia e Renda Petrobras – Instituto Federal do Paraná

Autonomia e Renda

Nesta terça-feira (08), ocorreu o primeiro dia de matrícula dos selecionados para ingressar nos cursos de Auxiliar Diversos, Montador de Andaimes, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras, em Araucária (PR). Os candidatos convocados foram recebidos pela equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR) responsável por coordenar as atividades no polo onde ocorrerão as aulas.

As matrículas estão sendo realizadas presencialmente, no período de 08 a 16 de outubro, das 16h às 20h, no Polo Araucária do IFPR (R. Luís Franceschi, 963 – Thomaz Coelho). Para preencher a vaga, o candidato selecionado precisa levar todos os documentos previstos no item 9.2 do Edital Nº102

Oportunidades para transformar vidas

Para além de uma formação técnica, o Programa é uma oportunidade para transformar o futuro das pessoas. Jackson Gomes dos Santos (41), selecionado para o curso Técnico em Mecânica, acredita que esta oportunidade pode fazê-lo crescer na carreira. “O curso vai me ajudar a abrir as portas porque estou precisando. Tenho toda a experiência, mas não tenho o curso técnico que as empresas pedem”. O candidato recebeu a notícia de que havia sido contemplado no sorteio das vagas com alegria e entusiasmo. “Fiquei muito feliz. Era meu sonho e agora ele será realizado”.

Há um ano residindo no Brasil, o venezuelano Williams Torres (41) celebra o fato de ter sido selecionado para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar de Serviços Diversos. “Este programa é fabuloso. É uma oportunidade muito boa para crescer no que diz respeito a trabalho. Escutei sobre ele faz alguns meses e resolvi pesquisar e me inscrever. Ainda não acredito que fui selecionado. Estou processando tudo”.

Cirlene Anjos dos Santos (42), também selecionada para o curso FIC de Auxiliar de Serviços Diversos, vê no Programa uma chance de recomeço. “Conheci o programa através de uma divulgação que veio da escola do meu filho, gostei e me inscrevi. É minha oportunidade de me capacitar para o mercado. Não tive essa oportunidade lá atrás, mas agora estou tendo e estou muito feliz. Estou até agora sem acreditar”.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional (Ensino Fundamental completo como pré-requisito para os cursos FIC e Ensino Médio para os cursos técnicos).

Nos próximos 4 anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a oferta de cursos gratuitos de alta qualidade, a concessão de bolsas-auxílio e outros benefícios, o Programa Autonomia e Renda Petrobras visa ampliar a oportunidade de trabalho e transformar a vida dos participantes, proporcionando melhores condições de empregabilidade e autonomia financeira.

Saiba mais em www.autonomiaerenda.com.br