Centro de Referência de Ponta Grossa – Centro de Referência Ponta Grossa
Centro de Referência de Ponta Grossa

Atualizado em

A educação é um direito de todo o cidadão brasileiro, seja na formação básica, quanto na formação para o mundo do trabalho. A Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, da qual o IFPR faz parte, tem a missão de promover esse acesso ao ensino de qualidade, em centenas de municípios de todos os estados brasileiros.

Desta forma, o IFPR estabeleceu uma parceria estratégica com outra instituição pertencente à rede federal: a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná na cidade de Ponta Grossa, para ofertar o ensino técnico de nível médio, para os moradores desta cidade e da região dos Campos Gerais que abrange outros 9 municípios, sendo eles  Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Telêmaco Borba, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.

Ponta Grossa, juntamente com Palmeira, Castro e Carambeí formam uma microrregião, que abrange uma população estimada, em 2020 de cerca de 485.000 habitantes, e gerando um PIB de 16 bilhões de reais, sendo que Ponta Grossa é o município com o maior potencial econômico, responsável por 72% desta renda.

A cidade de Ponta Grossa, com quase 200 anos de emancipação política, atualmente é um dos maiores polos de produção industrial e agrícola do Estado do Paraná. Contando com investimentos nacionais e internacionais, a cidade continua atraindo empresas, que visualizam na qualidade de vida, estabilidade político-econômica, facilidade logística e uma robusta cadeia de suprimentos de fornecedores, manutenção e de formação de mão de obra, grandes potencialidades para o futuro.

O ensino superior no município é representado por uma universidade estadual (UEPG), diversas instituições privadas e uma universidade tecnológica, a UTFPR que atualmente oportuniza cursos superiores e de pós-graduação, não ofertando mais, em seu portfólio, os técnicos de nível médio. Assim, a partir do anseio da comunidade pontagrossense, das demandas apresentadas pelos setores produtivos e por servidores públicos entusiastas da ideia da criação do IFPR em Ponta Grossa, acionou o Poder Público local, para que fosse viabilizada a oferta desse tipo de formação profissional.

Dados do Observatório Regional do IFPR apresentam o mapeamento de Municípios do Paraná com Potencial para Unidades do IFPR com Base na Lei 11.892 de 2008 – Artigos 7º e 8º e nas Matrículas de Níveis Fundamental e Médio no Estado do Paraná. Assim, o município de Ponta Grossa possui a maior demanda para alunos de ensino técnico integrado ao ensino médio, com 5196 alunos ingressantes no ensino médio. Números superiores a cidades do mesmo porte como Maringá com 4099 e São José dos Pinhais com 4009 alunos ingressantes no ensino médio.

Quanto à vocação econômica de Ponta Grossa e a alocação da mão de obra, verifica-se que 19,1% dos empregos da cidade são na indústria, sendo este o foco dos cursos da UTFPR. Já o setor de serviços representa 45,6% dos empregos são no setor de serviços, e 27,1% no comércio, setores econômicos que são atendidos pela educação profissional do IFPR.

Desta forma, o IFPR iniciou um diálogo com a UTFPR e apoio do poder público municipal, a proposta considerada uma parceria inédita entre as instituições, que está ocorrendo inicialmente, sob a coordenação do Campus Curitiba do IFPR, com a cooperação de professores e técnicos de outros campi da região.

A estrutura inicial para o funcionamento da instituição pode fazer uso de um terreno contíguo ao Campus da UTFPR, pertencente a esta, onde atualmente funciona um colégio estadual e que poderá ser aproveitado para a oferta dos cursos do IFPR.

Nesses termos, parte dessa estrutura foi disponibilizada para o Centro de Referência de Ponta Grossa do IFPR, a fim de que em breve se iniciem cursos de nível técnico integrado ao ensino médio, nas áreas de informática e mecânica. Tais cursos proporcionam a verticalização do ensino entre os níveis médio (do IFPR) e superior (da UTFPR, no intuito de maximizar a utilização de laboratórios da universidade em períodos que os mesmos se encontrariam ociosos.

Essa parceria está alinhada com a missão do IFPR e com seus objetivos institucionais, uma vez que possibilitará a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo os arranjos produtivos locais e em parceria com uma Universidade Pública que é tradicional e reconhecida pela comunidade local.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.